Alex Evangelista fala sobre a preparação do Vasco para o jogo de domingo às 11h

Quinta-feira, 14/05/2015 - 15:39
comentário(s)

De maneira inovadora, a CBF utilizará a edição deste ano para testar um novo horário de realização dos jogos do Campeonato Brasileiro. Após Grêmio e Ponte Preta estrearem às 11 horas, no último domingo (10/05), no Rio Grande do Sul, será a vez de Figueirense e Vasco da Gama atuarem no horário no próximo domingo (17), no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.

Por ainda não ter atuado nesse horário durante a temporada, o Gigante da Colina terá que modificar a programação e traças estratégias para impedir que o rendimento dos atletas na segunda partida na competição nacional seja prejudicado. Em entrevista coletiva, concedida nesta quinta-feira (14), o coordenador científico do clube, Alex Evangelista, afirmou que o cruzmaltino chegará preparado ao duelo.

- Uma partida nesse horário muda o planejamento fisiológico do atleta. O CAPRRES tem a finalidade convicta de organizar toda a biologia do atleta. Usamos o Campeonato Carioca inteiro para fazer uma boa pré-temporada para o Brasileiro. O título veio a reboque, mas o nosso principal objetivo era o de organizar a fisiologia do jogador, preparando e prevenindo o atleta para que ele tenha um bom rendimento ao longo de toda a temporada. Fomos pegos de surpresa com esse horário, mas posso garantir que todos os atletas estão preparados, independente do horário da partida. Por possuir uma estratégia, o Club de Regatas Vasco da Gama acredita que essa mudança de horário pode ser benéfica, principalmente por conta de todo o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano - afirmou o coordenador científico.

Em relação ao planejamento que será elaborado pelo CAPRRES (Centro de Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo), Alex Evangelista não entrou em detalhes, até mesmo para não dar armas aos adversários, mas revelou que a estratégia vascaína foi construída sob o conceito da transdisciplinaridade, ou seja, com a participação de profissionais de diversas áreas da comissão técnica.

- É importante colocar que toda dificuldade não é só para a gente, mas também para o adversário. Se nós estamos nos preparando, significa que teremos uma vantagem. Iremos montar uma estratégia logística. Nela, o atleta terá que dormir cedo no sábado para acordar cedo no domingo, até porque ele precisará se alimentar mais cedo para fazer uma boa preparação para o jogo. Se a alimentação for errada, no momento errado, o atleta irá sentir mais fadiga durante a partida. Nossa estratégia passa também por não deixar o jogador dormir na tarde de sábado. O fundamental é que todas as informações são passadas para o treinador Doriva. Esse é o principal fundamento do CAPRRES. Trabalhamos com um conceito "transdisciplinar", onde todos contribuem com a área do outro. A nutricionista Mildre, a psicóloga Maíra e os preparadores físicos Mauro Britto e Fábio Ganime, além dos demais membros da comissão técnica, são importantes nesse processo. Cada situação de risco foi analisada: como vamos nos alimentar, como vamos dormir, como vamos nos comportar no hotel, que horas o vídeo do adversário vai ser apresentado e que horas iremos acordar no dia do jogo. Não seremos pegos de surpresa - garantiu Alex Evangelista.

A preparação do Vasco da Gama para o confronto contra o Figueirense seguirá nesta sexta-feira (15). No Estádio de São Januário, às 10h30, o elenco cruzmaltino realizará seu último treinamento no Rio de Janeiro antes da partida. No período da tarde, após o almoço, a delegação vascaína embarcará para a cidade de Florianópolis, onde enfrentará o clube catarinense no próximo domingo (17), às 11 horas.



Fonte: Site oficial do Vasco