Eder Luis afirma que está otimista para voltar aos gramados; fisioterapeuta comenta recuperação

Terça-feira, 05/05/2015 - 21:52
comentário(s)

Operado no inicio de 2014, o atacante Eder Luís viveu um verdadeiro drama até ser aprovado clinicamente na última semana para voltar aos gramados. O jogador passou por duas cirurgias até conseguir totalmente se recuperar do problema no menisco joelho direito que o atrapalhava desde 2002, quando aos 17 anos, atuava com apenas 30% da cartilagem.

Em um rápido contato com a reportagem da Rádio Globo, o jogador que ainda não pode conceder entrevista devido uma orientação do clube, ao menos, informou que está otimista em uma volta aos gramados em breve, mas ainda aguarda os trâmites burocráticos entre o Vasco e o Al Nasr, dos Emirádos Árabes, com quem tem contrato até a metade do ano e terá que aguardar a reabertura da janela de transferências.

Responsável por parte deste tratamento pós-operatório, o fisioterapeuta Fábio Marcelo, que acompanhou o jogador por quatro meses acredita em um retorno pleno e sem restrições do atleta.

“Eu não vejo nenhum empecilho para o Eder não voltar 100%. Ele hoje tem um menisco novo, que foi transplantado. Esse tipo de cirurgia nos Estados Unidos e Europa é muito mais corriqueira porque eles tem um sistema de banco de tecidos esqueléticos muito ativo. Acho que o que retardou o retorno do Eder foram os primeiros cinco meses, pois o tratamento não teve uma evolução satisfatória. Ele já teria voltado em seis meses a um ano se não fossem as complicações nesse período. Acredito que em mais um mês ele terá condições de jogo normalmente. O Eder é um atleta normal. Não tenho dúvidas que ele retornaria. O que está determinando o sucesso no processo foi justamente a dedicação.”

Fábio Marcelo explicou o processo de recuperação durante os quatro meses e afirmou que o jogador tinha dificuldades para executar simples movimentos com o joelho direito.

“O Eder foi levado para que eu pudesse fazer uma avaliação em meados de agosto após a cirurgia em fevereiro na Itália para transplante de menisco de cadáver. A cirurgia em si foi tranquila e bem sucedida, porém os cinco primeiros meses a resposta de tratamento não foram positivas. Ele apresentava restrição de movimentos como para dobrar o joelho e esticá-lo. A partir daí, elaboramos um programa de trabalho e a principal meta era desbloquear a articulação para que dessa forma conseguisse ter liberdade de movimentação e consequentemente pudesse fazer a reeducação funcional. Ao longo desse período, falta apenas a hiperextensão, que é o travamento da perna. Em dezembro, ele foi para a Itália fazer um revisão. Liberado pelos médicos, houve uma necessidade de fazer uma artroscopia para uma limpeza de fribose e pós-operatório. Criamos uma aderência no joelho. Ele retomou o trabalho de fisioterapia não mais comigo, porém nunca tive dúvidas que ele ficaria bem. A melhora sempre foi considerável. Basta dar sequencia ao trabalho de fortalecimento muscular e reeducação funcional para jogar normalmente.”

Em 2014, pelo Al Nars, Eder Luis participou de 21 jogos pelo clube até sofrer a lesão. O jogador tem contrato com o Vasco até o próximo ano. Eder Luis foi importante na campanha do título da Copa do Brasil de 2011 marcando gol na decisão contra o Coritiba.



Fonte: Rádio Globo