Vascaínos são retirados do setor norte do Maraca e protestam; Gepe explica

Domingo, 03/05/2015 - 18:19
comentário(s)

O assunto rendeu durante a semana e acabou em confusão na segunda partida da final do Campeonato Carioca. Muitos torcedores do Vasco que compraram ingressos para o setor norte do Maracanã (destinado à torcida do Botafogo) foram retirados do estádio ainda no primeiro tempo da partida em uma ação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe). Os cruz-maltinos se disseram enganados com a promessa de que seriam levados para o setor sul (exclusivo do Vasco) e protestaram muito.

Os que tentaram entrar no setor norte com a camisa do Vasco foram barrados de cara. Muitos outros preferiram a descrição e foram com camisas neutras. A maioria se concentrou na parte inferior da arquibancada, colada à grade que limita o início do setor leste inferior (misto) - alguns até pularam para o outro lado antes de o policiamento no local ser reforçado.

Por mais que os torcedores do Botafogo já tivessem percebido a presença dos rivais (um ou outro alvinegro mais exaltado xingava), nenhuma grande confusão havia sido registrada. Foi quando policiais chegaram e pediram para os vascaínos se retirarem. Os torcedores dizem que receberam a promessa de que seriam levados para o lado destinado aos cruz-maltinos. O Gepe nega. Quando terminaram de descer a rampa de acesso à arquibancada, todos foram retirados do estádio. O final da história gerou revolta. Muitos mostravam os ingressos e lembravam que pagaram para ver a final.

- Eu paguei ingresso e posso processar quem eu quiser: Maracanã, PM, Consórcio.... Estava vendo o jogo sem problemas na torcida do Botafogo. Isso é uma vergonha. os falaram que nos levariam para a torcida do Vasco. Enrolaram a gente. Descemos e nos colocaram no portão de saída. Mentiram. Isso é justo? Me deixava lá assistindo o jogo... - reclamou o torcedor Leonardo Costa, de 41 anos.

Comandante do Gepe, o tenente-coronel João Fiorentini acompanhou tudo de perto e garantiu que nenhum torcedor foi enganado. Segundo ele, todos foram retirados em segurança do Maracanã. E ainda frisou que os que sentirem lesados têm o direito de procurar o Juizado do Torcedor.

- Em momento algum a polícia militar enganou alguém. Minha posição é sempre a mesma nesses casos. Existe uma capacidade no setor. Se eu pego mil pessoas e coloco em um espaço que não cabem mais mil pessoas, estou provocando superlotação. AI eu colocaria todos os presentes no estádio em risco. Em nenhum lugar do mundo é permitido que o torcedor de um clube torça no setor destinado ao rival. As entradas E e F (setor norte) são do Botafogo. Torcedores do Vasco adquiriram ingresso para esse setor e viraram alvo de hostilidade. Tivemos um trabalho grande, seguramos todas as organizadas do Botafogo e garantimos a saída deles em segurança. Ninguém foi agredido. O torcedor que se achar prejudicado tem todo o direito de procurar o Juizado do Torcedor. Quem se recusar a sair, será encaminhado ao Jecrim por prática de tumulto - explicou Fiorentini.

Fonte: GloboEsporte.com