Indicado a melhor jogador do Campeonato Inglês, ex-vascaíno Philippe Coutinho vira ídolo no Liverpool

Terça-feira, 21/04/2015 - 02:27
comentário(s)

No bairro da Rocha, no Rio de Janeiro, ele é Coutinho. No estádio de Anfield, ‘Scousinho'. Aos 22 anos, Philippe Coutinho atravessa uma das melhores fases de sua carreira, foi titular no último amistoso da seleção e indicado nesta semana ao prêmio de melhor do ano da Premier League. O meio-campista enfrenta uma situação curiosa no Liverpool: em campo, é hoje o ‘dono' do time; fora dele, mais um ‘nativo'.

Ao menos para os torcedores dos Reds.

O apelido de ‘Scousinho' não é por acaso.

‘Scousers' é como são os conhecidos os habitantes de Liverpool e seu sotaque carregado. Mais do que isso, a partir do surgimento de um seriado de TV de mesmo nome nos anos 90, passou a ser retratado também de uma maneira pejorativa, com uma imagem que se assemelhava ao estereotipado ‘malandro brasileiro'.

Reservado, Coutinho não faz esse personagem.

Mas o seu cabelo, sim.

Faltava o tradicional bigode dos ‘scousers'. Não faltava mais - em montagens, os torcedores do Liverpool trataram de acrescentá-lo, assumindo, assim, de uma vez por todas a brincadeira e reforçando ainda mais o vínculo entre o brasileiro e o clube.

Com a saída de Luiz Suárez para o Barcelona, Philippe Coutinho conseguiu ainda mais protagonismo em Melwood: somente três atletas criaram mais chances de gol em toda Premier League; está atrás apenas de Eden Hazard nos dribles; e se encontra entre os dez atletas que mais finalizam no campeonato.

O jovem jogador revelado no Vasco está em todo lugar.

Em mais uma faceta sua - nesse caso, não relacionada a qualquer série de televisão -, ele vem atuando ultimamente como ‘falso nove'. Mais uma função tirada de letra pelo camisa 10 que tenta levar o Liverpool ao título da Copa da Inglaterra em uma temporada em que a Premier League acabou ficando para trás.

"A imprensa local sempre se concentrou nos atletas ingleses no Liverpool: Sturridge, Sterling e, claro, Gerrard. Mas nesta temporada é Coutinho que tem roubado a cena. Ele sempre teve esse talento imenso, uma capacidade de se livrar de qualquer marcação, mas agora está decidindo partidas também. Os gols contra o Manchester City e especialmente na Copa da Inglaterra mostraram isso. Até por isso, soa meio estranho para mim todo esse temor que existe ao redor da perda de Sterling", analisa o repórter Rory Smith, do The Times, em contato com o ESPN.com.br.

Mais um ‘scouser' fora de campo, Coutinho é considerado o primeiro brasileiro com futebol de brasileiro a passar por Anfield.

Mesmo a quilômetros de distância, o meia, inclusive, mantém uma linha direta com o país: os pagamentos de seus aluguéis têm todos como destino a conta bancária de um compatriota, no interior paulista.

"O Philippe é um excelente 'cliente'", brinca Fabio Aurélio, ex-São Paulo e Grêmio. "A gente fechou quando ele se transferiu para o Liverpool. O contrato vai até agosto, mas ele está se mudando. Uma pessoa é que cuida da casa para mim. Nunca deu problemas (risos), estive na cidade no meio do passado e estava tudo em ordem", completa.

Não resta dúvida: ‘Scousinho' está em casa.




Fonte: ESPN.com.br