Centro de saúde do Vasco cria intercâmbio e atende atletas da NBA

Quinta-feira, 02/04/2015 - 19:31
comentário(s)

Projeto criado em janeiro de 2015, o CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo) já rende frutos no Vasco e começa a se tornar referência fora do clube. Com a filosofia de integrar fisiologia, fisioterapia, preparação física, nutrição e psicologia, e com equipamentos de última geração, o centro de saúde tem sido procurado por atletas de outros esportes e, através de seu coordenador científico, Alex Evangelista, vem desenvolvendo um intercâmbio com a NBA, a famosa liga norte-americana de basquete.

Recentemente, o profissional esteve nos Estados Unidos a convite do Golden State Warriors - que atualmente ostenta a melhor campanha da competição - para trocar experiência com os profissionais americanos e, principalmente, transmitir o trabalho executado no Cruzmaltino chamado de "reabilitação acelerada", que já lhe rendeu um livro sobre o assunto e foi fundamental na recuperação, por exemplo, do volante Guiñazu, que passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em janeiro, tinha a previsão de retorno em 45 dias e voltou com pouco mais de duas semanas.

Na equipe da Califórnia, atletas como o brasileiro Leandrinho, e os norte-americanos Wardell Curry e Harrison Barnes estiveram sob os cuidados do profissional vascaíno.

O desejo principal do Warriors é que se desenvolva um trabalho para manter o padrão físico do time por toda a temporada, sem o risco de um alto índice de lesões musculares ao fim dela, algo comum nos mais diversos esportes. Evangelista, na ocasião, explicou a importância dos treinamentos preventivos, algo que vem sendo executado com os jogadores do Vasco, reduzindo muito o número de lesionados.

Beneficiado com o CAPRRES, Guiñazu chegou a elogiar o centro de saúde publicamente no jogo seguinte a sua recuperação.

"O principal é falar para que todo mundo veja. Chegou um cara aqui no clube (Alex Evangelista) que veio com uma ideia original e sensacional, o Caprres. Isso tem cuidado da nossa saúde, da nossa nutrição... Estamos treinando sem sentir dor, então é parabéns para todos. Isso tem que sair, tem que ser divulgado", disse na ocasião à Rádio Globo.

Recentemente, o meia Fellype Gabriel, ex-Botafogo e atualmente no Al Sharjah (EAU), esteve no Vasco para ficar sob os cuidados do centro de saúde. Ele se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo.

A dupla bicampeã de vôlei de praia Bárbara e Ágatha é outra que costuma ser auxiliada pelo Caprres.

Leandrinho abre portas e Kobe Bryant se rende ao trabalho

Quem verdadeiramente abriu portas para Alex Evangelista na NBA foi o ala-armador Leandrinho. Em 2013, quando ainda defendia o Boston Celtics, o brasileiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, lesão esta que já havia afetado Kobe Bryant e Rajon Rondo.

Sob os cuidados de Alex, Leandrinho surpreendeu e se recuperou em oito meses, bem mais rápido que os outros dois astros. O retorno precoce chamou a atenção dos profissionais da liga norte-americana e um primeiro convite foi feito para se realizar um intercâmbio.

Desde então, Evangelista mantém contato e, quando Kobe Bryant veio ao Brasil, em junho de 2013, fez questão de encontrar o vascaíno para realizar uma avaliação.



Fonte: UOL