Vascaíno do Acre guarda autógrafos do time de 1982

Quarta-feira, 01/04/2015 - 11:12
comentário(s)

Ailton Oliveira, torcedor vascaíno no Acre, guarda autógrafos de 82O Vasco chegou em Rio Branco, capital acreana, na madrugada de terça-feira (31) para o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena da Floresta, e como não podia deixar de ser, encontrou alguns torcedores apaixonados e saudosistas. Entre vários, Ailton Oliveira, de 47 anos. Ele esteve presente na primeira passagem do Cruz-Maltino pelo estado, quando tinha 15 anos, em junho de 1982, no estádio José de Melo e ainda guarda as lembranças daquele momento inesquecível.

Além das recordações na memória, ele possui autógrafos de alguns ícones vascaínos da época como Antônio Lopes, Roberto Dinamite, Mazzaropi, Acácio, Chagas e Cláudio Adão, que fez o gol da vitória na partida contra o clube acreano, nomes assinados no certificado de torcedor que o acreano recebeu do clube carioca na ocasião.

Após 27 anos, ele se prepara para ver o time do coração jogar no Acre pela terceira vez (também marcou presença em 1988, na segunda visita do clube ao estado) e, quem sabe, conseguir novas assinaturas. Emocionado pela nova oportunidade, ele relembra a sensação de ter acompanhado a vitória sobre o Estrelão, em 1982.

- Os jogadores estavam hospedados no Hotel Chuí, onde agora atualmente funciona a prefeitura municipal. Um certificado de torcedor foi distribuído às crianças. Aproveitei o papel e peguei os autógrafos . Assisti o jogo sozinho, pois o estádio era bem próximo à minha casa, mas empolgado por ver meu time de perto pela primeira vez. O segundo jogo que assisti do Vasco, também foi no Acre, em 88. Foi um jogo muito bom e teve a despedida do Emilson. É inexplicável o que senti - descreve.

Empolgado, o torcedor acompanhou o treino da equipe vascaína na Arena da Floresta, na tarde desta terça-feira (31), falou sobre as expectativas para o duelo entre Estrelão e Vasco e arriscou um placar: 4 a 0 para o clube carioca.

- Estar aqui de frente para meus ídolos, assistindo a um treino, é demais. Não tenho nem palavras para descrever. É muito melhor do que os outros jogos que acompanhei. Com certeza nesta quarta-feira será ainda mais emocionante ver meu time vencer. Torcerei por três gols ou mais para fazer a alegria da torcida, com todo respeito ao time do nosso estado, claro - comenta entusiasmado.

DE PAI PARA FILHO

E a paixão pelo Vasco vem de berço. Ailton aprendeu a amar o Cruz-Maltino desde a infância, com seu pai, que também era vascaíno "saudável", como ele gosta de ressaltar. O administrador admira a equipe de São Januário por causa das histórias gloriosas e conquistas contadas pelo pai.

Mas se o amor ao futebol é unanimidade na casa de Ailton, a torcida é dividida. Sempre que pode, o torcedor viaja e acompanha os jogos da equipe. Já assistiu cinco partidas no estádio São Januário e tentou passar essa admiração para os filhos. O caçula, Mateus, de 16 anos, seguiu os ensinamentos e é vascaíno. Ele vai acompanhará o pai no estádio nesta quarta-feira. Já o filho mais velho, Cleilton, de 23, é corintiano e torcerá para o Estrelão.

- Sempre gostei e joguei futebol. Sou peladeiro até hoje. Tentei passar para meus filhos. Mateus vai comigo ao jogo, ajudar na torcida, mas o Cleilton perdeu-se no meio do caminho e virou corintiano. Não sei o que houve (risos). Fiz uma cópia do certificado e vou tentar pegar novos autógrafos. Talvez do goleiro Martin da Silva, Bernardo, Thalles, jogadores que sempre atuam no time titular, atualizar o documento histórico - diverte-se o apaixonado torcedor.

Caso o Vasco vença por dois gols ou mais de diferença, nesta quarta-feira (1º), na Arena da Floresta, em Rio Branco, o confronto de volta, marcado para 15 de abril, em São Januário, não precisará ser disputado. O duelo entre Rio Branco e o Cruz-Maltino começa a partir das 19h30 (de Brasília) e terá transmissão em Tempo Real pelo GloboEsporte.com. A partida também será transmitida ao vivo pelo SporTV.



Fonte: GloboEsporte.com