Remo: Fabiana Beltrame e Bruna Carvalho falam sobre suas vitórias na 1ª Regata do Estadual

Domingo, 22/03/2015 - 23:31
comentário(s)

Faltando quase 500 dias para a abertura das Olimpíadas de 2016, a 5 de agosto do ano que vem, três gigantes do esporte carioca — Botafogo, Flamengo e Vasco — reviveram neste domingo, remada a remada nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, futuro cenário das provas olímpicas de remo, uma rivalidade que já passa dos cem anos. Na regata de abertura do Estadual da modalidade, a festa foi rubro-negra com 160 pontos, com o Vasco em segundo (111) e o Botafogo em terceiro (98).

Levando-se em conta apenas as provas válidas pelo campeonato, o Flamengo também lidera com 142 pontos, na luta pelo seu 48º título estadual, com o Botafogo em segundo (89) e o Vasco em terceiro (85). Agora, o estádio será preparado para o Mundial de Junior, em agosto, evento-teste para os Jogos Olímpicos, e o Estadual terá as outras regatas a 20 de setembro, 11 de outubro e 15 de novembro.

Para ganhar a regata, o Flamengo venceu nove das 14 provas, ficando o Vasco com três triunfos e o Botafogo, com dois. Nas nove vitórias, o Flamengo obteve três dobradinhas de primeiro e segundo lugares. No pódio, após receberem os troféus referentes à medalha, os rubro-negros comemoraram com a bandeira do clube e aos gritos de “O campeão voltou!”, em referência ao fato de que em 2013 e 2014 o bicampeão estadual foi o Botafogo.

— Nós estamos nos reestruturando agora no Flamengo. Viemos de duas temporadas de incertezas, com demissões, salários atrasados. Mas este ano a diretoria acertou tudo e conseguimos estes bons resultados, por mais que Vasco e Botafogo tenham contratado — declarou Pedro Drummond, que remou o dois-sem adulto, ao lado de Maciel Costa.

No four skiff feminino, Juliana Alípio, Elen Martins, Mariana Matheus e Glenda Souza asseguraram o primeiro lugar para a equipe rubro-negra, superando a guarnição vascaína nos últimos 300m. Felizes pela vitória, elas estavam tristes pelo pouco apoio ao seu esporte.

— Infelizmente, o remo é um esporte desvalorizado aqui. Para remar, tem que gostar muito, porque é um esporte muito difícil — comentou Juliana.

Depois de ter ficado cinco anos apagado nas competições na Lagoa, o Vasco terminou a regata em segundo lugar. A vitória mais comemorada pelos vascaínos, cuja torcida estava em maioria no estádio, foi a do single skiff, por meio de Fabiana Beltrame, que nos últimos cinco anos havia competido pelo rival rubro-negro.

— Estava bem nervosa. Fiquei pensando: ‘O presidente (Eurico Miranda) está aí, e eu tenho que ganhar.’ Isso até me deu mais motivação para ganhar. A raia estava bem pesada, com vento contra — declarou ela, dando os parabéns às demais participantes na prova. — Em nenhum momento, a prova esteve decidida. No final, eu estava bem cansada, e se uma delas acelerasse mais... Eu tinha largado atrás, mas depois fui entrando no meu ritmo. Foi uma prova bem dura, e normalmente, o Estadual vinha tendo um nível bem inferior. Acho que isso tem a ver com o ressurgimento do Vasco.

Também neste domingo, o Vasco venceu a prova do single skiff feminino da categoria infantil, até 14 anos, por meio de uma fã de Fabiana, a jovem Bruna Carvalho dos Santos, de 13 anos.

— Estou no remo há um ano e dois meses, sempre no Vasco e quem me orienta é a professora Natasha Carvalho. Eu gosto muito do skiff, uma prova individual. Eu me espelho na Fabiana e a admiro muito. Ela já conversou muito comigo — disse Bruna.

Após a premiação entregue à Fabiana pelo próprio Eurico, o pesidente da Federação de Remo do Rio de Janeiro (Frerj), Paulo Carvalho, anunciou no sistema de som a campanha da entidade para que o prefeito Eduardo Paes conceda à Frerj o terreno em que funcionava uma academia para a construção de um CT, a ser batizado com o nome da remadora. Presentes à regata, os presidentes de Vasco, Eurico Miranda, e Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, apóiam a inciativa. Mas sem deixar de discordar quanto ao nome.

— Claro que o CT é importante. Numa Lagoa como esta, aqui poderia haver CT, raia olímpica, tudo isso. Isso aqui é para o remo, e (o CT) tem de ser feito, se não pelo prefeito, que seja pelo governo do Estado — declarou Eurico.

Bandeira de Mello, que participou da premiação da equipe como vencedora da regata, ressaltou que o clube dá todo apoio ao remo, que é a origem do Flamengo, mas lembrou que seu clube conseguiu o título deste domingo, sem ter tirado qualquer atleta de um adversário.

— Infelizmente, isso (a saída de Fabiana para o Vasco) acontece, mas nós temos de trabalhar na base e formar atletas capazes de vencê-la — declarou. — Sobre o CT, será excepcional se o prefeito quiser presentar o remo do Rio com um CT. Eu sugiro que se chame Buck (Guilherme Augusto do Eirado Silva, treinador histórico rubro-negro), a pessoa que mais fez pelo remo brasileiro.



Fonte: O Globo Online