Confira a íntegra da entrevista coletiva de Doriva após Bonsucesso 0 x 1 Vasco

Domingo, 08/03/2015 - 19:20
comentário(s)

Foi uma tarde de tensão no Engenhão. Após um primeiro tempo apagado, o Vasco cresceu de produção na etapa final e perdeu algumas chances claras para abrir o marcador diante do Bonsucesso. Mas o que seria uma frustração se transformou em alívio após o pênalti polêmico no final - convertido por Gilberto nos acréscimos. Depois da vitória, o técnico Doriva admitiu que o Cruz-Maltino sofreu mais do que o necessário.

- Optamos, durante o segundo tempo, por tentar jogar de maneira diferente. Havia treinado essa situação, justamente para esses momentos em que as coisas não estão andando bem. Conseguimos produzir jogadas de gol, optamos por dois atacantes na frente, o que incomoda bastante, criamos situações. Poderíamos ter feito o gol antes, sofremos para vencer, mas é uma vitória importante para as nossas pretensões - disse Doriva.

Com o resultado, o Vasco assumiu a liderança do Campeonato Carioca, com 20 pontos, mas espera o resultado do clássico entre Botafogo e Fluminense, já que o Alvinegro tem 18 e pode retornar ao topo em caso de vitória. Na próxima rodada, quinta-feira, em São Januário, o Cruz-Maltino enfrenta o Resende, às 19h30 (de Brasília).

Confira a íntegra da entrevista coletiva:

BOLA PARADA

Obviamente queremos fazer os gols com a bola rolando, mas a coisa não tem acontecido. Temos criado e perdido os gols. Em algum momento a bola parada não vai entrar e o jogo trabalhado vai resolver. Esperamos que seja o mais rapidamente possível. Por enquanto estamos felizes com a eficiência.

FORMAÇÃO USADA CONTRA O FLU

São jogos diferentes. Nesse, o adversário se propôs apenas a defender. O Bonsucesso jogou o tempo todo atrás da linha da bola. Mas criamos variáveis durante o jogo para tentar fazer os gols. No final, coloquei o Bernardo que é um especialista em bolas paradas. Podia ser uma solução também.

VARIAÇÕES DURANTE O JOGO

Também trabalhamos essa situação. Julio tem facilidade de jogar por dentro, o Serginho já jogou como lateral-direito e o Madson dá mais volume na frente. Até criamos umas duas chances com essa alteração. É algo que fazemos no decorrer dos jogos. Já tínhamos feito contra o Fluminense. Quando se tem jogadores versáteis, é possível fazer essas alternâncias. Fizemos momentaneamente e depois retornamos ao normal.

CLÁSSICO

São jogos diferentes. As duas equipes se propõe a jogar, é mais aberto. Você vai oferecer mais espaço, mas também vai criar mais. Já os pequenos jogam por uma bola. Te colocam em dificuldade. É preciso se expor mais, ter volume, criar. Quando os gols não saem rápido, surge a ansiedade. E aumenta o risco de levar um no contra-ataque. São jogos delicados e precisamos de alternativas para furar o bloqueio adversário.

PÊNALTI

Não definimos quem bateria, mas temos três nomes que estavam treinando: Marcinho, Luan e Gilberto. Como o Luan bateu no último jogo, ele obviamente pensava que bateria, mas no momento o Gilberto pegou a bola e chamou a responsabilidade. Felizmente, ele fez o gol. Vamos tratar internamente desse assunto, mas ele está acostumado com pressão. Estava ansioso para fazer o gol, é normal. Temos que valorizar bastante essa vitória.

GILBERTO

É um atacante incansável, tem criado algumas ocasiões. A bola não estava entrando e esperamos que esse gol seja apenas o primeiro de muitos. Ele veio para nos ajudar.

VAIAS PARA MARCINHO

Marcinho é experiente. As vaias aconteceram, mas ele buscou o jogo no primeiro tempo, estava envolvido com a partida. Minha substituição não foram por causa das vaias, mas sim para mudar o esquema. É um jogador importante para nós. Temos que abraçá-lo. Continuamos confiando muito nele.

ESQUEMA 4-4-2

Temos que trabalhar para ver se funciona. Mas prefiro usá-lo no decorrer das partidas. Gosto de outra formação para iniciar.

Fonte: GloboEsporte.com