Grandes clubes paulistas articulam a criação de um 'novo Clube dos 13', a ABRAC

Domingo, 01/03/2015 - 09:02
comentário(s)

Um encontro entre os integrantes do G-4 Paulista está marcado para os próximos dias e vai discutir a criação de uma espécie de "novo Clube dos 13", conforme apuração do ESPN.com.br. Trata-se da ABRAC (Associação Brasileira de Clubes), que pode começar a sair do papel a partir da reunião, dependendo do que as partes conseguirem articular.

A ABRAC seria o ponto de partida para criação também da ACA (American Club Association), que compreenderia os principais clubes do continente - o projeto foi divulgado de forma exclusiva pelo ESPN.com.br no ano passado. Para sair do papel, contudo, devem antes ser criadas as ACA's de cada país, o que pode começar a surgir no Brasil a partir do próximo encontro, com a discussão sobre a Associação Brasileira de Clubes.

O novo encontro já está marcado para os próximos dias e deve acontecer na sede do G-4 Paulista, que tem José Carlos Peres como CEO, ou em uma churrascaria de São Paulo. O evento vai marcar também a despedida de Mário Gobbi e Odilio Rodrigues do grupo e vai dar as boas-vindas a Roberto de Andrade como novo representante do Corinthians, além da "estreia" de Modesto Roma Júnior, pelo Santos.

Entretanto, a iniciativa não deve ser fácil. Os problemas de relacionamentos entre as forças dos principais clubes de São Paulo não têm ajudado. A rixa entre o palmeirense Paulo Nobre e o são-paulino Carlos Miguel Aidar, por exemplo, tem inviabilizado a criação de um Código de Ética, que foi discutida no último encontro do G-4. A expectativa é que na próxima reunião os dois possam participar de forma pacífica para auxiliar na articulação da ABRAC.

Nos últimos encontros, discussões entre os dirigentes dos quatro clubes também atrapalharam as reuniões e atrasaram um acordo para criação da ACA. Andrés Sanchez, Juvenal e Rosemberg discutiram em um restaurante no ano passado durante evento do G-4 em um restaurante de São Paulo, por exemplo, e foram "apaziguados" por Odílio Rodrigues.

Se a ABRAC sair do papel, vai começar a partir do acordo entre os quatro grandes paulistas, que posteriormente vão trazer também outros dez times considerados grandes: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Internacional, Atlético-MG , Cruzeiro, Coritiba e Atlético-PR. Até o momento já ocorreram cinco encontros nas cidades de São Paulo (três vezes), Porto Alegre e Belo Horizonte para discutir sobre a ACA.

Os clubes citados formariam o grupo dos fundadores, mas outras equipes das Séries A e B também serão convidadas para fazer parte do projeto - elas só devem antes ser aprovadas por um Conselho de Administração formado por um integrante de cada um dos fundadores. A princípio, a sede provisória da ABRAC seria em São Paulo.

Fonte: ESPN.com.br