Vasco é o 2º time mais buscado no Google por moradores do RJ, revela levantamento

Segunda-feira, 23/02/2015 - 21:01
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São necessários cinco minutos para descer uma encosta rochosa de 15 metros de altura, tão íngreme que o caminho poderia ser feito de rapel. Localizada entre a Macumba e a Prainha, a Praia do Secreto tem uma pequena faixa de areia — 12 metros de extensão. Em dias de sol, fica lotada. Tanto frenesi se explica pela geografia privilegiada e, claro, pelo nome do point, que atiça a curiosidade de cariocas e turistas. O acesso é feito por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara, logo depois da Estrada do Pontal.

— Descer a primeira vez é complicado — diz o estudante Fábio Martins, morador do Recreio dos Bandeirantes e frequentador da praia. — As pessoas olham na internet e acham que é simples chegar até aqui. Mas não é.

Não é possível estimar quantas pessoas já foram ao local. Mas uma coisa é certa: a Praia do Secreto foi o espaço mais procurado no Google, na categoria “lugar”, por moradores da capital fluminense de janeiro de 2014 até o mês passado. É o que mostra um levantamento inédito feito pelo Google, o maior site de buscas do mundo. Por política interna, a empresa não revela o número de pessoas que recorreram ao serviço. Ao todo, o Google examinou dez categorias a partir de buscas feitas apenas na cidade do Rio. A Praia do Secreto é a única busca que lidera dois rankings — o de “lugares” e o de “praias”.

— A liderança de uma praia desconhecida também se justifica porque Ipanema, Copacabana e Leblon todo mundo sabe onde fica. A Praia do Secreto, não. Muita gente chega à Prainha perguntado se ali é a Praia do Secreto. Não é tão simples chegar ao local. O melhor a fazer é perguntar a quem já foi ou olhar no buscador — diz Abílio Fernandes, gestor do Parque da Prainha, unidade de conservação municipal.

Não chega a ser estranho uma praia liderar a busca no Rio em dois quesitos. Mas, numa cidade em que o culto ao corpo é supervalorizado, esperava-se mais dos cariocas em relação às pesquisas que fazem na internet na categoria “como fazer”. Dos dez itens campeões, oito são comida — três hipercalóricos (brigadeiro, sorvete e bombom). Mas, para salvar a reputação dos moradores do Rio, a primeira colocada é a tapioca.

— A tapioca virou parte da rotina do carioca. É ideal, por exemplo, para substituir o pão, rico em glúten — diz a nutricionista Paula Paraguassu, frisando que uma porção de 50 gramas de tapioca tem 70 calorias.

BAR EM NITERÓI É O MAIS PROCURADO

A iguaria com raízes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil já até começou a ganhar ares do comida mais sofisticada por aqui. A empresária Marianna Ferolla, de 24 anos, se juntou ao namorado, o engenheiro ambiental Diogo Zaverucha, de 29, e criou a Tapi — uma barraquinha em forma de food truck para vender tapioca gourmet, que circula pela Zona Sul.

— Enquanto continuarem procurando como preparar tapioca na internet, continuarei vendendo. Ofereço sabores como brigadeiro trufado com nozes e salmão defumado — diz Marianna, que já está expandindo o negócio para um segundo food truck.

Fidelidade e um tanto de disposição ficaram patentes na categoria “bares”. O líder, o Bar do Meio, localizado em Piratininga, Niterói, fica a 39 quilômetros da Zona Sul do Rio. De acordo com um dos donos do estabelecimento, o empresário Anderson Lopes, 40% da clientela é formada por moradores da capital fluminense.

— Em 2012, começamos um trabalho intenso de divulgação nas rádios e numa rede social. Passamos a trazer cantores que se apresentavam nas casas de show do Rio. Se o show é bom, o carioca atravessa a Ponte Rio-Niterói para assistir. Saltamos de 10% para 40% de clientela carioca — conta Anderson.

Para o psicólogo e pesquisador de comportamento virtual Pedro Del Picchia, é possível criar um panorama sobre os itens mais buscados:

— Na maioria das categorias, o internauta quer se sentir parte de algo que está bombando nas redes sociais. Ele deseja integrar uma determinada tribo para se sentir reconhecido. Se todo mundo vai a uma praia, ele também tem quer ir.

O início da Rua Teixeira Pinto é marcada por asfalto gasto e casas simples. Em menos de cinco minutos, é possível percorrer os 250 metros de extensão da via. O estudante Igor André, vizinho da rua que fica em São João de Meriti, diz que é difícil acreditar que ela seja uma das mais buscadas na capital, por ser uma via pequena, marcada pela violência. Nesse item, fica a incógnita. Há ruas com o mesmo nome pelo menos em São Paulo e em Recife.

— A única explicação seria pela quantidade de crimes que ocorrem aqui. Já houve traficante baleado, assaltos — diz Igor, levantando a hipótese de as pessoas buscarem a rua na internet para saber como passar bem longe dali.

Se a rua número 1 nas pesquisas virtuais fica em outro município do estado, as que completam a lista estão na cidade do Rio. O bairro do Méier é o único com duas. As demais ficam na Tijuca, em Jacarepaguá, Copacabana, Centro, Recreio, Ilha do Governador e Madureira.

Na categoria “como chegar”, o primeiro colocado também é de fora da capital: a maior parte dos internautas quis saber o itinerário para o campus da UFRJ em Macaé.

Nas buscas por shopping centers, o NorteShopping lidera. Segundo o superintendente do empreendimento, Ricardo Lacerda, a localização, a facilidade de acesso e o mix de lojas são alguns dos motivos da preferência. Opinião diferente da de João Ferreira, corretor que trabalha para shoppings.

— Por estar numa área onde o metro quadrado é mais barato, os preços cobrados pelas lojas, quando comparados aos de um shopping na Zona Sul, por exemplo, são mais atrativos — diz Ferreira.

TIM MAIA, O PREFERIDO ENTRE FAMOSOS

Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, falecido há quase 17 anos, ainda continua popular do Leme ao Pontal. O cantor figura nas duas listas de celebridades. Na de popularidade, que leva em conta o número de acessos, é o primeiro. A outra destaca os famosos que mais cresceram no ranking de buscas em 2014. Nesta, Tim é o vice-líder.

Mais óbvia é a liderança do Flamengo quando o assunto é futebol. O time da Gávea tem 48% da preferência dos torcedores, de acordo com a pesquisa Lance! Ibope do ano passado, e sua presença nas buscas comprova sua força. Os vascaínos estão logo atrás. Já o paulista Palmeiras é o terceiro colocado, à frente do Fluminense (quarto). Botafogo nem aparece na lista divulgada pelo Google, que só informou os oito primeiros colocados das buscas por clubes.

— Há duas explicações: o Palmeiras tem muitos blogs feitos por torcedores. E, para achar esses sites, é preciso passar pelo buscador — diz Gian Oddi, comentarista esportivo (palmeirense) e diretor de Mídias Sociais dos canais ESPN. — A segunda questão é que o Palmeiras esteve muito na mídia nos últimos anos. Para o céu ou para o inferno, até os torcedores dos outros times, mesmo os de fora de São Paulo, queriam saber das vitórias e desgraças do Palmeiras.

Para o antropólogo Fred Lucio, professor da ESPM, os resultados no buscador refletem as redes sociais:

— Pessoas e temas ganham relevância nas redes sociais e depois vão parar no buscador. É um efeito dominó. Antigamente, as pessoas procuravam os pais para saber as coisas. Hoje, vão no Google.

Times

1º Flamengo
2º Vasco da Gama
3º Palmeiras
4º Fluminense
5º Corinthians
6º Real Madrid
7º Barcelona
8º Cruzeiro
9º Não divulgado
10º Não divulgado

Fonte: O Globo