Veja como seria a escalação do Vasco se ninguém da base tivesse deixado o clube

Segunda-feira, 09/02/2015 - 10:33
comentário(s)

A Copa São Paulo acabou, o Corinthians foi campeão, a garotada comemorou... e agora? Qual será o futuro dos jovens que integram as categorias de base deste e de todos os outros clubes do País? O Terra fez uma brincadeira e imaginou como seriam algumas equipes brasileiras se suas revelações ainda em atividade nunca tivessem deixado o clube. Tem time que ficou com um verdadeiro esquadrão... Confira!

CORINTHIANS

Weverton (Atlético-PR); Fagner (Corinthians), Marquinhos (PSG), Antônio Carlos (Avaí) e Dodô (Inter de Milão); Nilton (Internacional), Marcelo Oliveira (Grêmio), Éverton Ribeiro (Al Ahli) e Willian (Chelsea); Dentinho (Shakhtar Donetsk) e Jô (Atlético-MG).

O Corinthians teria dois dos melhores meias do Brasil em Éverton Ribeiro e Willian, nomes na pauta da Seleção Brasileira. É interessante notar que poucos jogadores da base realmente tiveram tempo e oportunidade para se firmar no time profissional - Dentinho é o único exemplo, enquanto Fagner precisou sair e voltar anos depois.

PALMEIRAS

Diego Cavalieri (Fluminense); Ilsinho (Shakhtar Donetsk), Nathan (Palmeiras), David Braz (Santos) e Gabriel Silva (Udinese); Renato (Palmeiras), Elias (Corinthians), Taddei (Perugia) e Marquinho (Ittihad); Zé Love (Genoa) e Vagner Love (Shandong Luneng).

Vagner Love, talvez a última grande revelação palmeirense, forma o "ataque do amor" com Zé Love. Já o hoje corintiano Elias era atacante na base alviverde, mas não atuou pelo profissional. Lembram do Taddei? Ele ainda está jogando (no Perugia, da Itália) e vai quebrar um galho no meio-campo ao lado do Marquinho - ex-Fluminense, Roma, e hoje no Ittihad, da Arábia Saudita.

SÃO PAULO

Rogério Ceni (São Paulo); Auro (São Paulo), Breno (São Paulo), Rodrigo Caio (São Paulo) e Fábio Santos (Corinthians); Casemiro (Porto), Hernanes (Inter de Milão), Oscar (Chelsea) e Kaká (Orlando City); Lucas (PSG) e Diego Tardelli (Shandong Luneng).

Ok, Rogério Ceni começou na base do Sinop-MT, mas se mudou ainda garoto ao São Paulo e até jogou Copinha pelo time tricolor. Na defesa, quase todos estão atualmente no clube - a exceção é Fábio Santos, hoje no Corinthians. Do meio pra frente, o time é bem estrelado, só com jogadores que já defenderam a Seleção - ficaram até de fora nomes como Kleber e Emerson Sheik.

SANTOS

Rafael Cabral (Napoli); Wesley (Palmeiras), Leonardo (Ponte Preta), Gustavo Henrique (Santos) e Carlinhos (São Paulo); Alison (Santos), Adriano (Grêmio), Diego (Fenerbahce) e Ganso (São Paulo); Robinho (Santos) e Neymar (Barcelona).

O quarteto mágico com os ídolos de duas gerações na frente chama bastante atenção e é o ponto forte do time. Na defesa, o polivalente Wesley improvisado na lateral (como naquele timaço de 2010) e o zagueiro Leonardo, que surgiu bem em 2004 e foi vendido ao Shakhtar Donetsk. A dupla Alison e Adriano prometeria muita pegada na marcação.

FLAMENGO

Júlio César (Benfica); Rafael Galhardo (Grêmio), Samir (Flamengo), Juan (Internacional) e Egídio (Dnipro); Felipe Melo (Galatasaray), Luiz Antônio (Flamengo), Andrezinho (Tianjin) e Renato Augusto (Corinthians); Negueba (Coritiba) e Adriano (sem clube).

Um belo time de pratas da casa, com destaque para Adriano - que, apesar de muitos considerarem um ex-jogador, não pensa em aposentadoria. O meio-campo é bem técnico e tem o especialista em bolas paradas Andrezinho, que hoje joga na China.

FLUMINENSE

Fernando Henrique (Inter de Lages); Rafael (Manchester United), Thiago Silva (PSG), Antônio Carlos (São Paulo) e Marcelo (Real Madrid); Arouca (Santos), Fernando Bob (Ponte Preta), Carlos Alberto (Al Dhafra) e Diego Souza (Sport); Wellington Nem (Shakhtar) e Alan (Guangzhou).

Esclarecendo primeiro o caso Thiago Silva: ele não foi lançado aos profissionais pelo Flu, mas uma parte de sua formação aconteceu em Xerém. Então, entra no time. A equipe é cheia de jogadores técnicos, como os laterais, e tem um ataque extremamente veloz com Wellington Nem e Alan, que recentemente trocou o Red Bull, da Áustria, pelo Guangzhou, da China.

VASCO

Hélton (Porto); Allan (Udinese), Luan (Vasco), Fabiano Eller (Red Bull Brasil) e Guilherme Santos (Fluminense); Rômulo (Spartak Moscou), Souza (São Paulo), Marlone (Fluminense) e Philippe Coutinho (Liverpool); Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk) e Alan Kardec (São Paulo).

Muitas revelações que duraram pouco no Vasco, como o volante Allan (aqui improvisado na lateral direita, como muitas vezes aconteceu em São Januário). Outros exemplos que saíram cedo são Rômulo, Souza, Coutinho e Alex Teixeira. Hélton e Fabiano Eller seriam a voz da experiência em um time ainda bastante jovem.

BOTAFOGO

Renan (Botafogo); Léo Moura (Flamengo), Rafael Marques (Verona), Dória (Olympique) e Gilberto (Botafogo); Gabriel (Palmeiras), Fellipe Bastos (Grêmio), Cidinho (Botafogo) e Octávio (Fiorentina); Caio (Al Wasl) e Vitinho (Internacional).

Sim, o ídolo rubro-negro Léo Moura começou na base do Botafogo. Na outra lateral, o destro Gilberto está improvisado por falta de opções melhores. Muitos jogadores ainda são jovens, reflexo da boa safra que surgiu recentemente no time alvinegro. Uma observação: o meia Daniel, hoje no São Paulo, ficou de fora porque fez praticamente sua formação inteira no Cruzeiro - chegou ao Botafogo só em 2013.

INTERNACIONAL

Alisson (Internacional); Cláudio Winck (Internacional), Titi (Bahia), Juan (Inter de Milão) e Ramon (Besiktas); Sandro (Queens Park Rangers), Fred (Shakhtar Donetsk) e Otávio (Porto); Taison (Shakhtar Donetsk), Nilmar (Internacional) e Alexandre Pato (São Paulo).

Com tantos atacantes de alto nível revelados no Inter, o time tinha que ser escalado com três homens de frente. Ainda ficaram de fora nomes como Luiz Adriano e Rafael Sobis. Nos outros setores, o time colorado também se sai bem, com vários jogadores hoje em clubes europeus.

GRÊMIO

Cássio (Corinthians); Felipe Mattioni (Espanyol), Mário Fernandes (CSKA Moscou), Léo (Cruzeiro) e Anderson Pico (Flamengo); Lucas Leiva (Liverpool), Anderson (Manchester United), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk) e Ronaldinho (Querétaro); Luan (Grêmio) e Aloísio (Shandong Luneng).

O Grêmio também teve ótimos nomes que ficaram de fora, como os goleiros Marcelo Grohe e Fernando Prass e o volante Fernando. Na defesa, o lateral Mário Fernandes foi movido para a zaga (posição que também sabe ocupar) para abrir espaço para Felipe Mattioni. O meio-campo é altamente técnico, e o ataque é comandado pelo "Boi Bandido" Aloísio.

CRUZEIRO

Jefferson (Botafogo); Jonathan (Inter de Milão), Maicon (Porto), Thiago Heleno (Figueirense) e Maxwell (PSG); Lucas Silva (Real Madrid), Wendel (Sport), Bernardo (Vasco) e Dudu (Palmeiras); Guilherme (Atlético-MG) e Vinícius Araújo (Standard Liege).

A briga foi boa na lateral direita, com Jonathan levando a melhor sobre Maicon e Mayke. O Maicon do time é outro - zagueiro titular do Porto, revelado no Cruzeiro em 2006. O meio tem o novo contratado do Real Madrid, Lucas Silva, além de Bernardo e Dudu, que subiram juntos em 2009.

ATLÉTICO-MG

Diego Alves (Valencia); Marcos Rocha (Atlético-MG), Jemerson (Atlético-MG), Leandro Castán (Roma) e Alex Silva (Atlético-MG); Fillipe Soutto (Náutico), Serginho (Vasco) e Mancini (América-MG); Bernard (Shakhtar Donetsk), Éder Luís (Al Nasr) e Rafael Moura (Internacional).

Quem aí se lembra de que Leandro Castán, ex-Corinthians e hoje na Roma, foi revelado no Galo em 2005? E que Rafael Moura, o "He-Man", era destaque dos juniores atleticanos? Pois é. O meio-campo de pratas da casa é comandado pelo veterano Mancini, que foi bem com a camisa 10 do América-MG no ano passado. Na frente, Bernard e Éder Luís dão muita velocidade.

ATLÉTICO-PR

Neto (Fiorentina); Raul (sem clube), Manoel (Cruzeiro), Rhodolfo (Grêmio) e Alex Sandro (Porto); Deivid (Atlético-PR), Fernandinho (Manchester City), Marcos Guilherme (Atlético-PR) e Jadson (Corinthians); Marcelo Cirino (Flamengo) e Dagoberto (Cruzeiro).

Grande revelador de jogadores, o Atlético-PR tem um time forte em todos os setores. Os destaques são Neto, Fernandinho e Alex Sandro, hoje todos cotados para a Seleção Brasileira. O jogador mais difícil de se lembrar é o lateral direito Raul, que era uma promessa da base, mas não vingou. No ano passado, ele jogou pelo Paulista de Jundiaí.

CORITIBA

Vaná (Coritiba); Rafinha (Bayern de Munique), Henrique (Napoli), Miranda (Atlético de Madrid) e Adriano (Barcelona); Willian Farias (Cruzeiro), Rodrigo Mancha (Sport), Pedro Ken (Coritiba) e Renatinho (Kawasaki Frontale); Marlos (Shakhtar Donetsk) e Keirrison (Coritiba).

A defesa é o ponto forte do time, com quatro jogadores de Seleção Brasileira. O goleiro Vaná deve ter a chance de ser titular em 2015 com a saída de Vanderlei para o Santos. No setor de frente, a rapidez da dupla Marlos e Renatinho, que hoje jogam na Ucrânia e no Japão, para municiar o centroavante Keirrison.

BAHIA

Márcio (Atlético-GO); Daniel Alves (Barcelona), Fabão (sem clube), Valdomiro (Portuguesa) e Pará (Bahia); Feijão (Bahia), Cícero (Fluminense), Gabriel (Flamengo) e Jorge Wagner (Vitória); Ananias (Chapecoense) e Talisca (Benfica).

O goleiro artilheiro Márcio, o astro Daniel Alves, os experientes Fabão e Valdomiro e a promessa Pará formam uma defesa interessante. Na frente, muita movimentação de Ananias e Talisca, que chegou a ocupar a função de centroavante no Bahia. O meio-campo também tem jogadores de muita categoria.

VITÓRIA

Dida (Internacional); Léo (Internacional), Wallace (Flamengo), David Luiz (PSG) e Fernandinho (Fortaleza); Pierre (Atlético-MG), Dudu Cearense (Fortaleza), Petros (Corinthians) e Elkeson (Guangzhou); Hulk (Zenit) e Alecsandro (Flamengo).

Sempre forte nas categorias de base, o Vitória também revelou grandes nomes como Dida, David Luiz e Hulk. O lateral esquerdo Fernandinho é aquele que jogou três anos no Cruzeiro, tendo passado também por Vasco e Atlético-MG. Na zaga, ainda ficou de fora Anderson Martins, ex-Corinthians.

GOIÁS

Paulinho (Goiás); Douglas (Barcelona), Rafael Toloi (São Paulo), Ernarndo (Internacional) e Zé Carlos (Ituano); Amaral (Palmeiras), Thiago Mendes (São Paulo), Felipe Menezes (Goiás) e Danilo (Corinthians); Welliton (Spartak Moscou) e Érik (Goiás).

Foi difícil achar um goleiro por causa da "dinastia" de Harlei na última década, mas Paulinho, destaque do time vice-campeão da Copinha em 2013, é um bom nome. O ataque tem velocidade com Welliton, que teve passagem pelo São Paulo, e Érik, revelação do Brasileiro do ano passado. E na lateral direita, tem até jogador do Barcelona! Na esquerda, Zé Carlos é aquele, ex-Corinthians e Botafogo.

Fonte: Terra