Vasco poderá inscrever 28 jogadores para o Estadual, mas 34 participam da pré-temporada em Pinheiral

Segunda-feira, 12/01/2015 - 10:36
comentário(s)

A famosa "disputa sadia" - expressão comum usada por jogadores que concorrem à mesma posição num time - tem uma peculiaridade a mais na pré-temporada do Vasco em Pinheiral. Com 34 jogadores concentrados em treinamentos em período integral no CT João Havelange, a corrida por espaço está ainda mais intensa graças ao tamanho do elenco e, especialmente, pelo regulamento do Campeonato Carioca. A competição permite a inscrição de 28 atletas e só cinco possíveis mudanças até a 10ª rodada do estadual.

Cada clube pode fazer ate três modificações na lista original, sem necessidade de se apresentar justificativas, e mais duas para o caso de rescisões contratuais ou lesão com tempo de afastamento superior a 15 dias de tratamento.

Em Pinheiral, o Vasco ainda não conta com o atacante Thalles e o lateral-esquerdo Lorran, convocados pela seleção brasileira sub-20. Doriva tem separado o grupo em três - além dos quatro goleiros que ficam com o preparador Flávio Tênius - quando vai para os trabalhos com bola. São dois times de 11 para cada lado, com oito jogadores treinando separadamente. Os auxiliares são quem, geralmente, observam essa movimentação à parte. De tempos em tempos, o treinador "pesca" uns deles e traz para treinar nas equipes de 11.

Nesse grupo de oito há pratas da casa, como por exemplo Yago, Guilherme, Jônatas Paulista e Henrique - que pouco jogou de lateral efetivamente até agora na pré-temporada -, outros que chegaram para o estadual, como o zagueiro Aislan, o volante Victor Bolt e o atacante Romarinho, e ainda o lateral-esquerdo Marlon, remanescente da campanha de acesso à Primeira Divisão do ano passado.

O técnico Doriva evitou ser mais incisivo neste início de trabalho. Mas lembrou que trata-se de uma situação normal no futebol a seleção de atletas dentro de um grupo. Para atuar na estreia do estadual, só podem jogar aqueles inscritos até quatro dias antes da primeira partida. Para cada rodada seguinte, os jogadores que vão a campo precisam estar na lista de inscrição até o penúltimo dia útil do jogo - evidentemente, com o prazo limite da 10ª rodada e respeitando as cinco possíveis mudanças na lista original de inscritos.

- Sinceramente ainda não pensamos nisso (cortes). Vamos escolher aqueles que entendemos que sejam os mais preparados para o elenco. Quando se tem elenco grande, alguns vão ficar fora e vamos estudar o que fazer com os outros, quais poderiam ser realocados em outras equipes, entre outras soluções - disse o treinador.

Para os jogadores, a concorrência já era esperada. Com muitas contratações e contratos curtos, a primeira impressão nesse início de pré-temporada é fundamental. Além das avaliações diárias de treinos físicos e com bola, parte dessa definição passa pelos diários testes - o Vasco faz um jogo-treino, mais dois jogos contra Flamengo e São Paulo, em Manaus.

- Cada um vai buscar o seu espaço sem querer atropelar o outro. Cada um dando o seu melhor e o professor que vai escolher quem fica. Estou tranquilo - disse Christiano, que aparece mais vezes como titular da lateral esquerda nesse início de treinos.

O gerente de futebol Paulo Angioni conversou com o grupo na última sexta-feira sobre o tema. Hoje, há cinco laterais-esquerdos e seis zagueiros no elenco. Há perspectiva de o Vasco consiga negociar alguns desses atletas para diminuir o tamanho do plantel. Por outro lado, o clube ainda tenta o acerto com três jogadores: um lateral, um meia e um atacante.

- Todos vão continuar no grupo, mas na hora que tiver a relação eles podem ter surpresa de não estar na lista. Mas eles já sabem que alguns não vão ficar - comentou Angioni.

Três vagas para sub-20 apenas

Uma curiosidade do regulamento da competição é que os clubes só podem inscrever cinco jogadores com menos de 20 anos. Nestas condições, o Vasco tem apenas dois jogadores: o lateral Lorran e o meia Matheus Índio. Thalles tem 19, mas completa 20 este ano e não restringiria ainda mais esse número de atletas sub-20.

Com uma geração de jovens talentos se destacando com uma campanha de três vitórias - 12 gols marcados e nenhum sofrido nas três partidas - na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco só poderia inscrever mais três atletas entre muitos destaques que vão aparecendo nesse time. Nas redes sociais, vascaínos já pedem a promoção de alguns deles, como por exemplo do garoto Evander, autor de três gols na última partida e principal artilheiro entre todas as categorias da seleção brasileira em 2014.

O técnico do time da Copinha, Rodney Gonçalves, chegou a comentar a possibilidade desses atletas subirem e fazerem parte do elenco profissional ainda neste ano de 2015.

- Acho prematuro falar que (os jogadores da Copinha) estão prontos. Os maiores destaques nesses últimos jogos ainda são sub-17. É o Evander, o Caio... Mas acredito que temos atletas em condições (de subir ao profissional). O processo vai ser esse. No Vasco, a diretoria é bem enfática que nós temos que formar atletas. O título é consequência de trabalho. A expectativa, até por esse processo de reformulação, é para alguns atletas, como o Gabriel Félix, o Kadu, o Daniel, que são atletas de mais referência no grupo, de mais idade e estão no último ano de juniores. Esperamos que eles passem a ter mais oportunidades e, consequentemente, alavanquem os demais - comentou o treinador do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com