Preparador de goleiros Flávio Tenius se emociona ao lembrar do pai, que era locutor de rádio

Domingo, 11/01/2015 - 18:40
comentário(s)

O esporte sempre foi presente na vida de Flávio Tenius. Filho de um locutor esportivo, irmão de um fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Vôlei e pai de um jornalista, o hoje preparador de goleiros do Vasco da Gama conversou com exclusividade à Super Rádio Tupi e se emocionou ao lembrar, principalmente do já falecido pai, Paulo Cesar Tenius, narrador da Tupi nas décadas de 70 e 80.

Dono do bordão "Eu, você e a bola", Paulo Cesar Tenius fez parte da história vitoriosa do futebol na Tupi, irradiando as Copas de 1978, na Argentina, e 1982, na Espanha.

Quando foi jogador, Flávio Tenius lamentou as poucas oportunidades que teve em ter as partidas narradas pelo próprio pai. Na final da década de 80, no entanto, quando defendia o Vasco, veio a promessa de Paulo Cesar de que ainda teria a oportunidade de locutar um jogo com o filho em campo.

"Quando eu joguei pelo Vasco em 1988 ele me disse que o sonho era narrar um jogo meu. A única partida que ele conseguiu narrar comigo em campo foi quando eu estava no Olaria e atuamos contra o Flamengo. Esse eu tenho guardado até hoje", disse Flávio.

Ao ouvir uma das narrações selecionadas pela reportagem da Rádio Tupi, emocionado e quase sem condições de pronunciar uma palavra sequer, Flávio Tenius lembrou que muitos ainda recordam e sempre elogiam as narrações do pai.

" Fico muito feliz. Vejo que, no meio, as pessoas respeitam o muito até hoje. Não é porque é meu pai não. Mas era bom, não é?", brincou.

Flávio também agradeceu à reportagem Tupi, que conseguiu através dos arquivos da rádio encontrar diversas narrações de Paulo Cesar Tenius em jogos dos quatro grandes clubes do Rio e Seleção Brasileira.

"Eu não tinha muita coisa do meu pai e através da Rádio Tupi consegui recuperar. Converso com os filhos e netos sobre seu avô, mas não tinha muito material. Minha família sempre foi muito ligada ao esporte e só tenho a agradecer", concluiu.

DE VOLTA AO VASCO

Flávio Tenius, que foi goleiro do Vasco no final da década de 80, volta ao clube em 2015 como preparador de goleiros. Com um currículo respeitado, já que treinou recentemente o goleiro Jefferson, no Botafogo, ele afirma que vem para ajudar no processo de reestruturação do clube e elogia os goleiros do atual elenco.

"Esse tempo (em Pinheiral) ajuda muito para que possamos conhecer as características de cada um. Analisamos estilos, formação. Temos aproveitado muito esses dias aqui. O Vasco é uma equipe grande. Temos o Charles que foi da base do Cruzeiro, time que eu conheço bem. O Copetti foi formado no Internacional e o Jordi aqui no próprio clube. Já o Martín dispensa comentários. Está acima dos outros, pois já foi eleito o melhor goleiro das Américas. Todos têm potencial. Estão comprovando o que eu já esperava. Mas, independentemente se é o Martín Silva ou o Charles, esperamos tirar de todos o melhor que eles têm a dar", disse.

Em meio ao consagrado Martín Silva e aos emergentes Jordi, Charles e Rafael Copetti, Tenius não quer aliviar. Dia após dia conversa com os goleiros que, independentemente da condição atual, todos têm que estar prontos para ajudar o Vasco sempre que solicitados.

"Diariamente eu toco na questão dos degraus que ainda faltam na carreira. Temos que buscar isso. Não é porque é jovem e já está no Vasco que tudo está bom. Isso ainda é muito pouco. Temos vários talentos que são desperdiçados no futebol. Eu não posso deixar isso acontecer. Até com o próprio Martín. Mesmo tendo indo a duas Copas, ainda não está bom para ele. Precisamos buscar mais sempre. Temos visto a todo o momento goleiros com qualidade e que acabam desperdiçando seu talento. O Jordi tem que estar querendo o lugar do Martín. O Charles e o Copetti também. É dessa maneira que eu vou conseguir despertar em cada um a vontade de algo mais", finalizou.

Fonte: Super Rádio Tupi