Palestras a jogadores do Vasco têm cartilha de conduta e dicas de saúde e internet

Sábado, 10/01/2015 - 09:39
comentário(s)

Além dos desgastantes treinos físicos e das poucas atividades com bola em dois períodos, a primeira semana de pré-temporada do Vasco em Pinheiral (RJ) tem sido marcada por palestras de profissionais de diversas áreas do clube que abordam temas que vão de alimentação e mídias sociais até a divulgação de uma cartilha de conduta, onde são estabelecidas as regras que precisam ser cumpridas ao longo do ano.

Reunidos na sala de conferência do Centro de Treinamento João Havelange, eles já ouviram dicas e conselhos de especialistas da área de saúde, comunicação, marketing e gestão de futebol.

Quem estreou o ciclo de palestras foi o fisiologista Alex Evangelista, na última terça-feira, que passou aos atletas detalhes do projeto que está coordenando e implementando no clube, chamado de CAPRRE (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo), que consiste num trabalho de assistência completa ao jogador, nas áreas física, médica e psicológica e que promete ser mais completo que o famoso Reffis, do São Paulo.

No debate, o profissional, que é uma referência no setor, frisou o foco que o clube dará para que o Vasco possua um elenco saudável, ressaltando a importância na colaboração do próprio atleta para o projeto.

No dia seguinte foi a vez da nutricionista Mildre Souza, umas das pouquíssimas funcionárias remanescentes da gestão Roberto Dinamite. Ela reforçou a necessidade de uma boa alimentação e passou aos jogadores a dieta a ser seguida nos primeiros meses da temporada.

Na última quinta-feira foi a vez dos jogadores serem orientados nas questões voltadas para o público e à mídia. Vinícius Gonçalves, assessor de imprensa, e Bernardo Pontes, gerente geral de marketing, concederam uma palestra de "media training" e gestão de imagem. Os assuntos abordados variaram da postura perante aos jornalistas como também as precauções em relação ao uso das redes sociais.

Vale lembrar que, ano passado, uma polêmica foi instaurada no clube após vídeos de preleções do ex-técnico Joel Santana serem gravados e vazados para a Internet pelo próprio elenco. O episódio causou uma "lavagem de roupa suja" no vestiário e medidas radicais foram tomadas, como a proibição do uso de celulares nestas ocasiões.

Nesta sexta-feira, o gerente de futebol do Vasco, Paulo Angioni, que, entre outras funções, também tem a missão de administrar os possíveis problemas da delegação, passou aos jogadores uma cartilha de conduta.

"Vou conversar sobre como funcionarão as regras do futebol. Até porque o futebol, ou qualquer instituição, tem as suas regras, e eu vou exatamente esclarecê-las para que, futuramente, a gente não tenha nenhum tipo de problema na condução delas. Regras são feitas para serem cumpridas, e é isso que eu vou falar com eles", informou ao UOL Esporte antes da conversa.

Para o treinador Doriva, recém-chegado ao Vasco, tais palestras são tão importantes quanto os treinamentos de início de ano.

"É uma questão de informação. Temos passado informações de todas as áreas. Parte física, de alimentação, comunicação... Tudo isso para municiar esses atletas com dicas que vão ser essenciais durante toda a temporada", disse o comandante.

Fonte: UOL


Vasco concluiu ciclo de palestras em Pinheiral na última sexta-feira (09/01)

O Vasco encerrou na última sexta-feira (09/01) um ciclo de palestras com profissionais de diferentes áreas para os atletas e membros da comissão técnica no CT João Havelange, em Pinheiral.

Confira abaixo a programação de palestras realizadas nesta semana

- Dia 05/01 - Doriva (treinador)
- Dia 06/01 - Alex Evangelista (Coordenador Científico)
- Dia 07/01 - Mildre Souza (Nutricionista)
- Dia 08/01 - Vinicius Gonçalves, Nelson Costa e Bernardo Pontes (Imprensa e Marketing)
- Dia 09/01 - Dr. Alexander Montenegro (Coordenador do Departamento Médico de Futebol Profissional) e Paulo Angioni (Gerente de Futebol Profissional)

O técnico Doriva aprovou a iniciativa do clube de realizar palestras e ressaltou a importância deste tipo de trabalho em conjunto com todas as áreas do Departamento de Futebol do Vasco.

- Achei a ideia das palestras muito válida. Passamos aos atletas e membros da comissão dados importantes de todas as áreas. Da parte física, médica, alimentação, comunicação justamente para municiá-los de informações que serão essenciais durante toda a temporada - concluiu o treinador.



Fonte: Site oficial do Vasco