Artilheiro da Seleção Brasileira em 2014 considerando todas as categorias, com 26 gols, Evander projeta 2015

Sexta-feira, 26/12/2014 - 13:26
comentário(s)

Em busca de futuros craques, os clubes brasileiros trabalham anualmente no garimpo de jogadores em várias regiões do país. Com o Vasco da Gama, clube pioneiro desde sua fundação, não é diferente. Aos poucos, o árduo trabalho desenvolvido nas categorias de base do clube de São Januário vem dando frutos. Além de possuir em seu time profissional alguns jovens de potencial, como o atacante Thalles, titular da Seleção Brasileira sub-20, o Gigante da Colina tem à sua disposição nas divisões inferiores outros nomes que já estão dando o que falar.

Gabriel Félix, Alan Cardoso, Lucas Barboza, Bruno Cosendey, Andrey Ramos, Matheus Pet, Caio Monteiro e Renato Kayzer, que atualmente defendem o time júnior, são algumas das joias que estão sendo lapidadas com carinho pelo cruz-maltino. Outro garoto que tem chamado atenção é Evander Ferreira. No Vasco desde 2007, o jovem de 16 anos é considerado uma das grandes joias do futebol nacional. O retrospecto recente da promessa impressiona, principalmente pelo número alto de gols marcados nas duas últimas temporadas.

Em 2013, no seu último ano de infantil, Evander anotou 38 tentos, sete pela Seleção Brasileira sub-15. Em sua temporada de estreia no juvenil, conquistou a vice-artilharia da categoria e alcançou um extraordinário feito. Em 2014, com a camisa amarelinha, ninguém balançou mais as redes que ele. Integrante do time canarinho sub-17, o vascaíno colocou a bola no fundo do barbante 26 vezes. Nenhum jogador do time principal (Neymar marcou 15 gols) superou o talentoso cruz-maltino. O feito obtido na atual temporada foi bastante festejado pelo jovem.

- Não imaginava que conseguiria terminar o ano como artilheiro da Seleção, mas aconteceu. Agradeço muito a Deus por isso. Fiquei muito feliz, mas sei que já passou, o ano de 2014 já está chegando ao fim. Tenho que fazer ainda melhor. Meu objetivo é sempre superar o que fiz. É isso que faz um grande jogador. Quero conquistar o que ainda não conquistei. Se Deus permitir, também tentarei chegar ao profissional. Vou trabalhar muito para que 2015 seja mais um ano inesquecível na minha vida - afirmou o atleta.

"Sou um jogador que sempre busca o gol"

O que valoriza ainda mais a conquista individual de Evander é o fato dele não ser atacante. Embora possua um excelente poder de finalização, o carioca atua no meio-campo e também se destaca pelas assistências. A boa leitura de jogo e a persistência, que o faz acompanhar as jogadas até o fim, são atributos que diferenciam o diamante vascaíno de outros atletas da mesma posição.

- Sou um jogador que sempre busca o gol. Tenho facilidade parar marcar gols por conta do meu bom chute e da minha boa presença de área. Meus treinadores sempre cobraram, e ainda cobram, a minha presença na área. Eles costumam dizer que "meia tem que entrar na área para fazer gol". Aprendi muito com essa frase. Foi por conta dela que busquei melhorar mais ainda. Acho que é por fazer vários gols que sou chamado muitas vezes de atacante - disse Evander.

Convocado pelo treinador Caio Zanardi para o primeiro período de preparação da Seleção Brasileira sub-17 em 2015, Evander será o jogador mais novo do elenco cruz-maltino na próxima edição da Copa São Paulo. A oportunidade de disputar o tradicional torneio ainda com 16 anos foi comemorada pelo armador, que confia num bom desempenho da equipe de São Januário em solo paulista.

- O Vasco é um time muito grande e que sempre formou ótimos jogadores. Para mim será uma honra jogar a Copa São Paulo, pois é um campeonato muito importante para a carreira de qualquer jogador. Serei o mais novo do grupo e um dos mais novos do campeonato. Acredito que o Vasco chegará longe nessa Copinha. Nosso time é um dos concorrentes ao título. Espero que a nossa equipe faça uma ótima competição e traga esse troféu para casa - declarou o meia.



Fonte: Site oficial do Vasco