Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados estabelece regras para divisão de cotas de TV entre os clubes

Segunda-feira, 15/12/2014 - 07:27
comentário(s)

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que revê a distribuição dos recursos repassados ao times de futebol pela transmissão de jogos na televisão.

Pelo projeto de lei do deputado federal Raul Henry (PMDB-PE), 50% da receita serão divididos igualmente entre os times de futebol, 25% serão distribuídos de acordo com a classificação da equipe na última temporada do campeonato em questão e 25% serão repassados proporcionalmente à média do número de jogos transmitidos no ano anterior.

Desde 2012, os contratos entre clubes e emissoras de TV envolvendo transmissão de jogos como os do Campeonato Brasileiro são negociados livremente.

Os repasses da TV para os clubes dependem do desempenho e da fama dos times e do tamanho de suas torcidas, o que reflete em audiência nos jogos. Para o autor do projeto, o modelo atual beneficia times grandes, incentivando um ciclo vicioso.

Clubes como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras chegaram a ganhar cotas de mais de R$ 70 milhões cada, entre 2012 e 2015, com direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro.

Times menores, como Goiás, Coritiba, Vitória, e Bahia não bateram a casa dos R$ 35 milhões com direitos de transmissão.

Fonte: Coluna Outro Canal - Folha de S. Paulo