Vasco tem os 2 maiores públicos da história do Mundial de Clubes da Fifa

Segunda-feira, 08/12/2014 - 21:13
comentário(s)

Os torcedores marroquinos esperam ansiosos pelo pontapé inicial de mais uma edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Os campeões das seis confederações da FIFA e o atual campeão nacional do país anfitrião lutarão nas cidades de Rabat e Marrakech pelo cobiçado título mundial.

Poucos dias antes da abertura do torneio entre Moghreb Tétouan e Auckland City, o FIFA.com remexeu nos livros de estatísticas para apresentar alguns interessantes números do presente e do passado.

73.000 espectadores acompanharam a partida entre Vasco da Gama e Manchester United pela fase de grupos da primeira edição, no ano 2000, público que se repetiu para a final do mesmo Mundial de Clubes entre Corinthians e Vasco. Até hoje, este é o recorde de público em um jogo da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

193 centímetros é a altura do capitão do Auckland, Ivan Vicelich. Com isso, o zagueiro do clube neozelandês é o jogador mais alto da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2014. O jogador mais baixo de todas as equipes participantes, por sua vez, é o australiano Alusine Fofanah. O atacante do Western Sydney Wanderers mede 1,65 metro de altura.

39 anos é a idade de Ante Covic. O goleiro do Sydney é o atleta mais velho da edição deste ano. O mais jovem é exatamente o baixinho Fofanah, que completou 17 anos em novembro e com isso acumula dois "recordes" antes mesmo do início do torneio.

11 jogos na Copa do Mundo de Clubes da FIFA é a marca alcançada por Wael Gomaa, Hossam Ashour e Mohamed Aboutrika, do clube egípcio Al-Ahly. Com isso, eles são os jogadores que atuaram em mais edições do Mundial de Clubes.

8 gols foram marcados na partida com o maior número de tentos em uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A chuva de gols aconteceu na semifinal da edição de 2008, quando o Manchester United derrotou o Gamba Osaka por 5 a 3.

6 O Auckland City disputará no Marrocos 2014 a sua sexta Copa do Mundo de Clubes da FIFA, mais do que qualquer outra equipe na história do torneio. O Al-Ahly vem logo em seguida, na segunda posição, com cinco participações. Quem também disputou seis Mundiais de Clubes foi o neozelandês Daniel Koprivcic, que jogou dois torneios pelo Waitakere United e quatro pelo Auckland City.

5 dos clubes que disputarão o Marrocos 2014 estarão fazendo a sua primeira participação em uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA: Moghreb Tétouan, ES Sétif, Western Sydney Wanderers, Cruz Azul e San Lorenzo são todos estreantes no torneio. Ao todo, 49 equipes diferentes já jogaram o Mundial de Clubes.

5 O maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Clubes da FIFA é o argentino Cesar Delgado, que nas edições de 2012 e 2013 marcou um total de cinco gols pelo Monterrey.

3,5 O torneio de 2013 foi a edição com o maior número de gols da história. Nas oito partidas foram marcados ao todo 28, o que corresponde a uma média de 3,5 por partida.

3 jogadores já conquistaram a Copa do Mundo de Clubes da FIFA por dois clubes diferentes: Dida (Corinthians/2000 e Milan/2007), Danilo (São Paulo/2005 e Corinthians/2012) e Thiago (Barcelona/2011 e Bayern de Munique/2013). Cristiano Ronaldo (Manchester United/2008) e Toni Kroos (Bayern de Munique/2013) podem aumentar a lista para cinco jogadores caso vençam o torneio pelo Real Madrid.

Fonte: Fifa