Vasco leva atletas e ídolos ao Maracanã para promover confronto com o ABC

Quinta-feira, 06/11/2014 - 09:06
comentário(s)

O objetivo é um só: lotar o Maracanã no próximo sábado, quando o Vasco recebe o ABC pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. E para engajar seu torcedor, o departamento de marketing do Cruz-Maltino elaborou algumas ações durante a semana que antecede o retorno do clube ao estádio. A principal delas consiste em levar ídolos e jogadores ao estádio para eles relembrarem jogos marcantes no principal palco esportivo do Rio. Tudo embalado pela expressão #juntosnomaraca. Quase dez mil ingressos foram vendidos até a última quarta.

O GloboEsporte.com acompanhou a visita do volante Guiñazu, do atual elenco, e do ex-jogador Felipe, que brilhou com a camisa vascaína na década de 90 (veja no vídeo acima). O Maestro citou sua estreia pelo Vasco contra o Botafogo e um de seus gols no estádio: na goleada por 5 a 1 sobre o Flamengo na final da Taça Guanabara de 2000. Mas o jogo mais marcante para Felipe foi mesmo a decisão do Campeonato Brasileiro de 1997 diante do Palmeiras. O Vasco conquistou o tetracampeonato nacional com o empate por 0 a 0.

- Alguns jogos me marcaram. Teve minha estreia em 1996 contra o Botafogo. Foi meu primeiro jogo como profissional. Mas o mais importante, sem dúvidas, foi a decisão de 97 contra o Palmeiras. Era um adversário muito forte, com muitos craques assim como o Vasco. Empatamos o segundo jogo no Maracanã e ficamos com o título, meu primeiro na carreira. O estádio estava lotado de torcedores. Acho que quase 100 mil pessoas. Foi muito marcante para mim. O torcedor é sempre fundamental. Ajuda muito. Ver o estádio lotado mexe com os jogadores. É importante que eles compareçam neste sábado. É fácil ajudar no momento de alegria. Mas é na dificuldade que o time precisa mais - frisou.

Já Guiñazu escolheu uma partida recente. No Vasco desde o ano passado, o argentino lembrou da vitória por 2 a 1 - gols de Thalles e Edmilson - sobre o Cruzeiro pela reta final do Brasileirão de 2013. O resultado positivo não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe, mas marcou o jogador pelo apoio dos torcedores em um estádio lotado.

- Eu estava voltando de lesão naquela partida. Justo contra o Cruzeiro, que já era campeão. Era uma reta final muito complicada para nós. Mas o torcedor veio, apoiou e foi o nosso diferencial. Ali comecei a saber quem era o torcedor vascaíno. Espero que o clima seja o mesmo neste sábado. O torcedor pode nos empurrar para mais uma vitória. A presença deles é fundamental, 40% de um time - explicou o volante.

Veja outros jogos escolhidos por Mauro Galvão e Juninho Pernambucano:

Juninho escolheu a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo pelo Brasileirão de 1999. O gol foi marcado pelo Reizinho, no fim do jogo, após passe de Donizete.

- A torcida do Vasco representa reconhecimento e gratidão para mim. Fiz mais do que eu imaginava. Passei anos diminuindo essa importância para evitar desconforto no grupo, mas me considero um dos maiores jogadores da história do clube. Fiz 10 gols no Maracanã (3x Fluminense, 2x Flamengo, Botafogo, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo). Não sabia que eram tantos. Mas se eu tenho que escolher um jogo especial foi a vitória por 1 a 0 sobre o Fla no Brasileiro de 1999. Foi um contra-ataque no fim do jogo, o Donizete arrancou, eu acompanhei e aproveitei o cruzamento. A bola desviou e consegui reagir rápido. Espero que a torcida lote o estádio novamente, sem vaias, e apoie a equipe nos 90 minutos. Assim o Vasco vai voltar para a Série A - disse Juninho.

Já o ex-zagueiro Mauro Galvão escolheu uma final: a do torneio Rio-São Paulo, também em 1999. Com a vitória por 3 a 1, gols de Mauro, Juninho e Zezinho, o Vasco abriu vantagem na decisão. Além do gol, o ex-jogador ainda deu a assistência para Zezinho fechar o placar. O título foi confirmado com um novo triunfo, dessa vez por 2 a 1.

- A sensação de voltar ao Maracanã é ótima. Foram vários jogos inesquecíveis, títulos importantes. Mas o mais especial foi contra o Santos. Conseguimos fazer 3 a 1 e demos um grande passo para a conquista. Fiz o primeiro gol em uma jogada de bola parada muito ensaiada por nós. Depois matamos o jogo no contra-ataque. Aproveito para convidar o torcedor vascaíno. Venha prestigiar a equipe no sábado. A torcida é fundamental, faz parte do time. É a hora de dar um salto e garantir a classificação para a Série A - garantiu.

Fonte: GloboEsporte.com