Edmundo: 'Ou nós nos mobilizamos, ou o Vasco vai virar um América, um São Cristóvão'

Terça-feira, 04/11/2014 - 09:10
comentário(s)

Principal apoiador da chapa "Sempre Vasco", o ex-jogador Edmundo roubou a cena na convenção final de Julio Brant na noite da última segunda-feira, na Tijuca. Ao lado de Felipe, o Animal fez reverência para os torcedores, foi muito assediado e chorou ao discursar sobre o futuro do clube de São Januário. Próximo dali, Eurico, mostrando bom humor no fim da corrida eleitoral, comandou a festa e celebrou a parceria com Horta, que o reaproxima da colônia portuguesa.

A festa na Vila da Feira teve quase meia hora dedicada a atrações musicais. Primeiro, ritmos e danças portuguesas, depois a escola de samba Unidos da Tijuca, de Horta, que foi citado por mais de uma vez pelo ex-presidente. O presidente da atual campeã do carnaval carioca será o primeiro vice-presidente geral do Vasco, em caso de Eurico ser eleito novamente. Poupado por Eurico em seu discurso, Edmundo disse que deve tudo o que tem ao Vasco. Nas palavras do craque, é preciso se mobilizar para impedir que o Vasco "vire um América, um São Cristóvão".

- Sonhamos evitar que essas pessoas usem o Vasco ao seu bel prazer. Fomos colocando isso na mesa, vendo que o nosso sonho era mais difícil do que imaginávamos. Queremos pessoas de bem, de boa índole, de caráter. Chegamos ao momento mais importante da história do Vasco. Ou nós nos mobilizamos, ou o Vasco vai virar um América, um São Cristóvão. Nada contra essas equipes, mas elas não têm a força que temos, a força da torcida. Nós vamos trabalhar com dignidade, com caráter, sem colocar as mãos nos cofres do clube - frisou.

Na convenção de Eurico, o ex-presidente lembrou o caso de um correligionário que contou ter sofrido com o neto gritando "Mengo" diante da má fase do Vasco nos últimos anos.

- Desse risco eu não corro. Porque a prevenção é e era anterior. Se minha filha casasse com alguém que não fosse Vasco, ela muda, problema é dela, não é meu - disse Eurico, provocando risadas na plateia no clube tijucano.

Edmundo começou pouco depois do início da convenção. Enquanto João Marcos Amorim, anunciado como vice-presidente de Finanças em caso de vitória da chapa, fazia seu discurso, todas as atenções do auditório se voltaram para o ex-jogador. Ele entrou, cumprimentou nomes importantes da política vascaína e se sentou na primeira fileira ao lado de Felipe. Quando uma das músicas famosas da torcida foi entoada, Edmundo se conteve. Não cantou. Mas não conseguiu se segurar no palco.

- Tudo o que eu vi hoje me deixou encantado. Não posso estar 24 horas engajado nessa campanha, porque eu trabalho, mas estou muito lisonjeado. Prometi que eu não ia chorar (se emociona e limpa as lágrimas). Começamos isso com dois amigos simplesmente por amor ao clube. Passamos a nos reunir porque nós queríamos tentar fazer alguma coisa para melhorar o Vasco. Começamos a ter adesões, pessoas que nos procuraram. Eu amo e tenho gratidão ao clube. Tudo o que tenho na vida devo ao Vasco. Foi dentro do Vasco que eu tive as minhas maiores alegrias. Também tive tristezas, mas dessas eu esqueço. Eu tinha um milhão de motivos para não me envolver, mas estou aqui. Nós ganhamos (ele e Felipe) muitos títulos pelo Vasco. Queria que vocês confiassem. Vamos fazer um time competitivo, um time digno de Vasco da Gama - garantiu.

As eleições do Vasco serão realizadas no dia 11 de novembro, em São Januário. Além de Brant (que recebeu os apoios de Nelson Rocha, Tadeu Correia e Eduardo Nery), outros três candidatos lutam pelo cargo máximo do clube: Eurico Miranda, Roberto Monteiro e Marcio Santos.

Fonte: GloboEsporte.com