Rodrigo Caetano: 'O torcedor tem de entender que ele tem de apoiar'

Segunda-feira, 03/11/2014 - 19:53
comentário(s)

Ao desembarcar no Rio de Janeiro no sábado, após o empate em 1 a 1 com o Paraná no dia anterior, o Vasco foi recebido de forma hostil por um grupo de cerca de 10 torcedores. O caso preocupou tanto o clube que uma viatura da polícia chegou a ser solicitada para acompanhar o treinamento desta segunda-feira, no CFZ, na zona oeste do Rio, e prover segurança a seus funcionários. Foi neste cenário que o diretor executivo Rodrigo Caetano falou após a reapresentação do grupo neste começo de semana. O dirigente pediu paz aos torcedores e um bom clima para se trabalhar faltando cinco rodadas para o fim da Série B.

- O objetivo de vir aqui falar é ser mais um a pedir o apoio do torcedor no sábado em um momento decisivo, reta final da Série B. A angústia do torcedor é semelhante a nossa. Queríamos estar em uma situação mais confortável. Dependemos apenas das nossas forças. Precisamos de um ambiente favorável e não um hostil. Quem tem de enfrentar dificuldades é o nosso adversário. Em caso de vitória contra o ABC, o passo será enorme rumo ao retorno à Série A, o lugar de origem do Vasco - disse, completando:

- O torcedor tem de entender que ele tem de apoiar. Este tipo de protesto e alguns atos perto da violência... Está na hora de acabar com isso. Não só no Vasco, mas como em todo o futebol brasileiro. Pregamos tanto, mas praticamos pouco o profissionalismo. Queremos que todos os vascaínos deem essa força aos jogadores. É esse o grupo que vai levar o clube à Série A. Precisamos de uma semana de tranquilidade. Se esse fosse o remédio para a volta à Série A, ok, mas certamente não é.

O 1 a 1 de sexta-feira marcou o quarto jogo sem vitória do Cruz-Maltino - são duas derrotas e dois empates. Mesmo assim, a equipe permanece no G-4 da competição, porém, vê sua distância para o primeiro colocado, a Ponte Preta, aumentar para oito pontos, assim como a distância para os adversários que estão atrás diminuir - Atlético-GO, 4º, e Avaí, 5º, tem quatro a menos que o Vasco.

Com o panorama de momento, o discurso passa a ser pela vaga e classificação à Série A e não mais o título. Para Rodrigo Caetano, existe a frustação e a tristeza no grupo por não serem mais um candidato direto ao título da Série B. Com os últimos resultados, especialmente, a equipe acabou ficando para trás e hoje luta para garantir sua ascendência à elite.

- Afirmo: o nível de comprometimento é elevado. Pode até parecer à torcida que não... Temos inúmeros problemas estruturais e financeiros que não é segredo a ninguém. São as dificuldades impostas pelos adversários, que fazem do jogo contra o Vasco o jogo da vida, o que é normal. E temos de ter humildade de passar por isso. Há confiança. Temos, não vou falar frustração, pois não é o momento, mas estamos tristes, pois queríamos estar disputando o título. E hoje disputamos a vaga - finalizou.

O Vasco treina todos os dias pela manhã nesta semana e volta a campo apenas no sábado, contra o ABC, no Maracanã, às 16h20 (de Brasília).

Fonte: GloboEsporte.com