Guilherme Costa fala da expectativa em integrar o time profissional em 2015

Quinta-feira, 23/10/2014 - 21:08
comentário(s)

Guilherme Costa é um bom nome para o torcedor brasileiro guardar. O vascaíno que não o conhecia e viu o jogo entre Vasco e Palmeiras pela Copa do Brasil Sub-20, agora sabe bem quem ele é. O jogador deu três assistências, deu show e só faltou fazer chover em São Januário, na goleada de 5 a 2 sobre o time alviverde.

Mas isso não é novidade para quem já conhecia o futebol do meia. Guilherme começou no Mirim do clube e veio a se destacar logo no seu primeiro ano de Infantil, quando foi artilheiro da equipe no ano. Na temporada seguinte, as boas atuações lhe renderam convocação para Seleção Brasileira Sub-15, quando disputou o Sul-Americano da categoria, em 2009. Mesmo com propostas de Chelsea e Porto, o jogador permaneceu em São Januário.

Com 17 anos, Guilherme foi um dos destaques da Seleção na conquista do Campeonato Sul-Americano sub-17, em 2011. No ano seguinte, já estava no time principal do Vasco, quando fez sua estreia na vitória sobre o Boavista por 1 a 0, pela Taça Guanabara de 2012. Depois de sofrer um longo tempo com lesões, o jogador figurou entre o elenco profissional e as grandes atuações pelo time de juniores.

Em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo, o camisa 10, hoje com apenas 20 anos, comentou sobre a atuação da equipe, na última terça-feira, e a sequência do time na busca pelo título da Copa do Brasil, inédito na vasta sala de troféus de clube carioca.

“A gente tinha a vantagem e achou que eles iriam vir para cima, mas acabou que fizemos 2 a 0, relaxamos e eles empataram. Acho que foi uma atuação muito convincente, porque o time jogou muito bem. O Palmeiras é uma equipe grande e mesmo assim conseguimos ganhar jogando fora e em casa, de goleada ainda. Acho que esses resultados foram muito importantes para a confiança do time para a próxima etapa”, comentou o atleta.

O próximo desafio de Guilherme na linha de frente do Vasco será contra o Santos, multicampeão da base nacional. Os dois times são referência em revelar jogadores. Guilherme é uma das grandes promessas da base do Vasco, que tem representantes como Philippe Coutinho, Rômulo e Souza na Seleção Brasileira. Por outro lado, o Santos é o clube com mais jogadores revelados jogando a Série A do Campeonato Brasileiro, somando mais de 30 atletas. Um verdadeiro duelo de titãs do futebol de base. E nada como a Vila Belmiro como palco para o confronto.

“É um duelo muito grande, por serem dois gigantes do futebol brasileiro e que tem um trabalho bastante forte no futebol de base. Vai ter um gostinho especial, pois nunca tive a oportunidade de jogar na Vila e acho que é uma motivação a mais para mim”, revelou.

Como o futebol promove o encontro de gerações diferentes em um mesmo vestiário, a tutela dos jogadores mais experientes com os mais jovens sempre acontece nos treinamentos. Se depender de professores, quem está muito bem assistido é Guilherme. Quando integrou o elenco principal do Vasco, no ano passado, o jogador revelou quem eram os veteranos que lhe apadrinharam.

“O Juninho sempre falava muito comigo. Eu tenho ele como ídolo e ouvir toques dele era demais para mim. Ele e o Felipe Maestro sempre me deram toques técnicos e táticos. É muito bom ter essa proximidade para ver que os caras estão ali para nos ensinar também e a gente tem muito a aprender com eles”, contou Guilherme.

Esse ano, o Vasco ainda disputa, além da Copa do Brasil, o Torneio OPG e o Campeonato Brasileiro, no fim do ano. Em 2015, a revelação não vai ter mais idade para atuar pelos juniores. Por isso, deve integrar o elenco profissional do Cruz-maltino e vai ter que mostrar o seu valor no time de Joel Santana. Nada que assuste o jogador e que tire seu foco dos objetivos de 2014.

“Minha expectativa é de subir, jogar e ganhar a oportunidade. Integrar com o grupo para me adaptar bem. Mas antes, tenho que concluir o meu trabalho na base. Temos essa Copa do Brasil, que estamos muito bem e vamos buscar o título, o OPG, que é um campeonato à parte, e o Brasileiro. Se eu fizer um bom trabalho aqui nos juniores, tenho certeza que a minha expectativa de subir para os profissionais vai se concretizar. Preciso focar na base e o que tiver que acontecer, vai acontecer”, finalizou Guilherme Costa.



Fonte: Esporte Interativo