Aproveitamento do Vasco diante dos 7 piores da Série B é de 45%

Quinta-feira, 23/10/2014 - 15:26
comentário(s)

O desempenho do Vasco contra os sete piores clubes da Série B é crítico. Passadas 31 rodadas da competição, e restando apenas sete, os times que lutam neste momento contra o rebaixamento para a Série C costumam ser dor de cabeça para a equipe hoje comandada por Joel Santana e que na maior parte do Brasileiro (20 jogos) teve Adílson Batista como técnico. Diante de Bragantino, ABC, Oeste, América-RN, Icasa, Vila Nova e Portuguesa, o aproveitamento do Vasco é de apenas 45,45%, bem abaixo dos 58% que apresenta em todo o campeonato.

Foram 11 partidas contra os que atualmente ocupam as últimas posições, da 14ª à 20ª. Nelas, o Vasco, 3º colocado e que durante quase toda a competição esteve no G-4, ou próximo dele, conseguiu apenas 3 vitórias. O time carioca empatou seis vezes e perdeu duas (veja relação no quadro ao lado). Em 33 pontos possíveis contra esses sete adversários, o Vasco conquistou apenas 15. Marcou 13 gols e sofreu 12.

Na reta final da Série B, em busca de garantir seu retorno à elite do futebol brasileiro, o Vasco ainda terá que se encontrar três vezes com times dessa lista. Em todas elas, no Rio de Janeiro: dia 8 de novembro, contra o ABC; dia 18, contra o Vila Nova; e dia 22, contra o Icasa.

O problema do Vasco contra essas equipes que estão em pior posição na tabela da Série B pode ser explicado em boa parte pela dificuldade do time em furar retrancas. Mesmo quando atuam em casa, esses adversários jogam bem fechados. Como o time grande da Série B, cabe sempre ao Vasco tomar a iniciativa e buscar o ataque. Isso, na opinião dos jogadores, gera mais dificuldades a uma equipe que, na realidade, teve raríssimas atuações que deixaram a torcida segura e satisfeita.

- Eles (os adversários) estão fechadinhos. Sabíamos que iríamos enfrentar isso aí na maioria dos jogos, as equipes vêm totalmente atrás, temos que ter paciência e persistência para marcar - comentou Pedro Ken, após uma sofrida vitória sobre o Boa Esporte em São Januário, por 2 a 0.

O meia Douglas foi mais um a reclamar, em outra ocasião:

- É difícil jogar contra uma equipe assim, que vem só com esse objetivo de marcar, um ou outro contra-ataque, é muito difícil para a gente, que tenta achar um espaço para criar.

E o zagueiro Rodrigo já arriscou uma explicação:

- As equipes que vêm (jogar contra o Vasco) ficam atrás, é onde têm medo de encarar o Vasco de igual para igual. Não chega nem a ser um jogo em que voltam no meio de campo, e, sim, do círculo central e que ficam atrás. Aí fica difícil, com o número de jogadores que ficam no setor defensivo das equipes que jogam contra a gente.

EM 2009, DIFICULDADES TAMBÉM, MAS CAMPANHA MELHOR

Na outra vez em que disputou a Série B, em 2009, o Vasco foi campeão com 76 pontos, a segunda maior pontuação desde que o formato do campeonato passou a ser o atual (o Corinthians, em 2008, levantou o troféu com 85 pontos). Apesar da vantagem de sete pontos sobre o vice-campeão, o Guarani, não foi exatamente fácil a trajetória. Em agosto daquele ano, o time teve uma sequência complicada de cinco empates seguidos, quatro deles por 0 a 0 (contra São Caetano, Guarani, Duque de Caxias e Bragantino) e outro por 1 a 1 (contra o Figueirense). O Vasco chegou a ser o 8º na classificação.

Naquela ocasião, no entanto, o time de São Januário, comandado por Dorival Jr. e que tinha em Carlos Alberto seu principal jogador, além de Elton, artilheiro da competição, com 17 gols, garantiu a vaga na Série A do ano seguinte ao final da 34ª rodada, com quatro jogos de antecipação, em 7 de novembro (vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, no Maracanã). Para repetir o feito, o Vasco teria que garantir seu retorno à Série A após as três próximas rodadas, contra a Ponte Preta, em São Januário, o Paraná, na Vila Capanema, e o ABC, também no Rio de Janeiro. Parece pouco provável, porque o time, em caso de três vitórias, terá no máximo 63 pontos. Em 2009, se garantiu ao atingir 70. Já o título da segunda divisão, há cinco anos, foi assegurado faltando dois jogos para o fim da competição, na vitória sobre o América-RN por 2 a 1, no Maracanã, quando o time alcançou 76 pontos (nas duas últimas rodadas, já campeão, o Vasco perdeu para Portuguesa e Ipatinga).

Em 2009 o Vasco teve 22 vitórias, 10 empates e seis derrotas em 38 partidas (aproveitamento de 67%). Marcou 58 gols e sofreu 29. Este ano, em 31 jogos, foram 14 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, total por enquanto de 54 pontos. O Atlético-GO, 4º colocado em 2009, precisou de 65 pontos para garantir seu acesso naquele ano.

JOGOS QUE RESTAM AO VASCO NA SÉRIE B

Rodada 32: Vasco x Ponte Preta, 25 de outubro (no 1º turno, 0 a 0)

Rodada 33: Paraná x Vasco, 31 de outubro (no 1º turno, 1 a 0 para o Vasco)

Rodada 34: Vasco x ABC, 8 de novembro (no 1º turno, 2 a 1 para o Vasco)

Rodada 35: Ceará x Vasco, 15 de novembro (no 1º turno, 2 a 0 para o Vasco)

Rodada 36: Vasco x Vila Nova, 18 de novembro (no 1º turno, 2 a 1 para o Vila Nova)

Rodada 37: Vasco x Icasa, 22 de novembro (no 1º turno, 1 a 1)

Rodada 38: Avaí x Vasco, 29 de novembro (no 1º turno, 5 a 0 para o Avaí)

Fonte: O Globo Online