Em artigo, Roberto Monteiro fala sobre centro de excelência, proposta da chapa Identidade Vasco

Sexta-feira, 10/10/2014 - 08:40
comentário(s)

Roberto Monteiro: Centro de excelência

Dia 22, a Chapa Identidade Vasco apresentou projeto que prepara o clube para nova era no futebol

Todo grande clube de futebol precisa investir em projetos estruturantes de longo prazo. Vencer não é tarefa apenas do time ou do técnico. É um trabalho de base, que envolve a preparação de atletas de alto nível, com salários adequados, finanças em ordem e uma boa estrutura de treinamento. A conquista de títulos vem, sobretudo, da qualificação e da motivação dos atletas para enfrentar os desafios do futebol moderno.

Clubes que apostam nessa estratégia podem vislumbrar um horizonte promissor. O Vasco da Gama, no entanto, segue hoje na contramão do bom senso. A falta de visão e de competência administrativa levou o clube à pior crise de sua história. O cenário é de terra arrasada: dívidas de mais de R$ 500 milhões, salários atrasados, penhoras judiciais e contratos desastrosos. Não há limites para o apego ao poder de uma diretoria tão nociva ao Gigante da Colina. É preciso colocar ordem na casa.

Em 116 anos de história, o Vasco viveu o seu primeiro grande momento com a construção de São Januário. O estádio foi erguido com a força de torcedores e sócios, que doaram suor e dinheiro para concretizar o sonho de uma sede própria para o clube. A campanha de arrecadação de recursos foi o ponto de partida para um empreendimento vitorioso, motivo de orgulho para todos. Isso foi em 1927.

O segundo grande momento na história do Vasco será a construção de um centro de excelência para treinamento do time profissional e dos juniores. Dia 22, a Chapa Identidade Vasco apresentou projeto que prepara o clube para nova era no futebol. O centro vai ocupar terreno de 58 mil metros quadrados em Vargem Grande, cedido pela prefeitura. O projeto é viável, sim: ele será iniciado e concluído na nossa gestão.

A exemplo de São Januário, os recursos para financiar o centro de excelência serão obtidos junto aos sócios. A ideia é lançar títulos de benfeitor remido, como forma de incentivar o sócio a aderir ao projeto. Empresas também vão ser chamadas a participar, mediante cotas individuais de patrocínio. Ou seja, um grande esforço coletivo em prol da modernização do Vasco.

Essa forma de financiamento mostra a capacidade de mobilização do clube. São os próprios sócios que vão ‘botar a mão na massa’ para levar o futebol cruzmaltino a um novo patamar, digno de suas tradições. Com uma boa estrutura de treinamento, o Vasco mostra sua força e poderá atrair tanto novos talentos como patrocinadores.

Para garantir a transparência na aplicação dos recursos, será criada uma conta bancária específica que será administrada por um conselho gestor. A prestação de contas será feita mediante publicação de balancetes mensais, divulgação na internet e reuniões com sócios e participantes a cada dois meses. Esse será o grande legado do Vasco para as próximas gerações. O projeto simboliza para a torcida compromisso de transparência e de gestão eficiente.

Roberto Monteiro é advogado e candidato da chapa Identidade Vasco à Presidência do clube

Fonte: O Dia