Médico vê evolução no quadro de Everton Costa e definição pode sair na próxima semana

Terça-feira, 30/09/2014 - 08:52
comentário(s)

Faltam poucos dias para Everton Costa saber qual será o seu futuro nos gramados. No dia 16 de outubro se completam seis meses da arritmia cardíaca que interrompeu momentaneamente a carreira do atacante do Vasco. Inicialmente, esse foi o prazo estipulado pelos médicos para a recuperação completa do jogador. Segundo o cardiologista Gustavo Gouvêa, contratado pelo Cruz-Maltino para acompanhar o caso, a evolução de Everton vem sendo boa. Tanto que ele espera uma definição já na próxima semana - antes mesmo da data prevista.

- Ele está indo bem. Acredito que na semana que vem teremos uma definição sobre o futuro do Everton. O jogador está realizando uma bateria de exames - resumiu Gustavo em rápida entrevista ao GloboEsporte.com

Nos últimos dias, o próprio Everton demonstrou muito otimismo nas redes sociais. Em uma postagem no dia da vitória sobre o Joinville, o atacante escreveu "Meu retorno está próximo!!! Voar! Atacar! Driblar! Fazer gooooool! Voltar pra marcar os adversários... Treinos, concentração, jogos! Tô Chegandoooooo! A cada etapa do tratamento médico, resultados mais do que satisfatórios! O que posso adiantar é: DEUS é FIEL". Questionado sobre os resultados satisfatórios e a possibilidade de o atacante voltar a jogar, o cardiologista foi direto.

- Essa é a nossa torcida, mas hoje ainda é cedo para falar algo. Vamos esperar até a semana que vem - frisou.

Entenda o caso

No dia 16 de abril, Everton Costa deixou São Januário de ambulância durante a partida contra o Resende, válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No hospital, os exames constataram uma arritmia cardíaca. Três dias depois, o departamento médico do Vasco e o cardiologista Gustavo Gouvea deram uma entrevista coletiva para explicar detalhes do ocorrido. Na ocasião, foi anunciado que seria preciso realizar novos exames dentro de um mês para descobrir se o jogador teria condições de seguir jogando profissionalmente.

Everton Costa ficou seis dias internado. Depois que recebeu alta, ficou se recuperando em casa - onde teve os batimentos cardíacos monitorados por um aparelho - sem realizar esforço físico. Nas redes sociais, o clube lançou a campanha #forçaeverton. Em junho, pouco menos de dois meses depois do problema, o atacante foi submetido a uma cirurgia para colocar um desfibrilador implantado no coração - caso contrário não poderia mais voltar a jogar futebol. O dispositivo é uma espécie de marca-passo capaz de dar choques para corrigir novas alterações nos batimentos cardíacos do atleta.

Contratado em janeiro, Everton pertence ao Coritiba e está emprestado ao Vasco até dezembro de 2014. Após o problema cardíaco, o empresário Jorge Machado avaliou a situação e acenou com a possibilidade de uma renovação sem custos para o clube carioca. Aos 28 anos, o atacante tem 10 jogos e um gol marcado - contra o Duque de Caxias - com a camisa vascaína.

Fonte: GloboEsporte.com