Neste 15 de agosto, comemora-se o dia de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Vasco

Sexta-feira, 15/08/2014 - 23:14
comentário(s)

No dia 15 de agosto, é comemorado o dia de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do Club de Regatas Vasco da Gama. A capela, que leva o nome da padroeira, está situada entre as quadras de tênis e foi construída nas dependências do clube à partir de 15 de agosto de 1955 e inaugurada seis anos depois, deixando uma história de luta e de dedicação de todos os envolvidos na construção.

A religiosidade sempre foi uma das grandes marcas do Gigante da Colina. Ricardo Pinto dos Santos, coordenador geral do Centro de Memórias do clube, falou sobre a importância dessa relação.

- Para além do grande espetáculo esportivo, temos a religiosidade. E isso também é muito importante, temos uma religiosidade muito forte no Brasil. Quando há uma acomodação desses dois universos, tanto o religioso quanto o esportivo, passamos a acomodar duas instituições, que até então, não estavam no mesmo espaço. Num mesmo espaço há dois interesses, a prática esportiva, seja ela qual for, mas também o aspecto religioso, que da mesma forma, é muito importante para agregar pessoas.- ressaltou.

No dia 15 de agosto de 1955, dia da Nossa Senhora das Vitórias, Dom Hélder Câmara deu a benção à Pedra Fundamental, ao lado do ex-presidente Arthur Pires, dando início às obras da Igreja.

A devoção por Nossa Senhora das Vitórias foi iniciada no período em que o cruzmaltino conquistou seus primeiros triunfos no futebol. Em 1923, após conquistarem o primeiro Campeonato Carioca da 1ª divisão, os jogadores receberam das mãos de Carlito Rocha cordões com medalhas da padroeira. Alguns anos mais tarde, movido por sua devoção à mesma santa, um associado do clube presenteou os jogadores com uma imagem da padroeira, que foi colocada na portaria.

O vice-presidente de Relações Especializadas e diretor do Centro de Memória de São Januário, João Ernesto, falou sobre a história da Capela, um dos grandes marcos na história do Vasco.

- Nesse mês do 116º aniversário, muito temos que falar da história do Vasco. Não só de personagens, como os cenários que compuseram a história do Vasco. Dentre eles, um dos mais significativos, é a Capela de Nossa Senhora das Vitórias. E nesse mês de agosto, também é o mês de Nossa Senhora das Vitórias. Tenho certeza que muitas das nossas vitórias elas aconteceram por designo dela, com ajuda dela. A Capela de Nossa Senhora das Vitórias entra como espaço importante e fundamental no atendimento ao seguimento religioso, espiritual. - destacou

Em comemoração ao aniversário do clube, será celebrada uma missa na Capela, no dia 21.



Fonte: Site oficial do Vasco