Veja o comunicado em que Nelson Rocha, da chapa Vira Vasco, retira sua candidatura

Terça-feira, 05/08/2014 - 17:15
comentário(s)

COMUNICADO PELA MORAL, ÉTICA E HONRADEZ VASCAÍNA COM ELEIÇÕES LIMPAS

Até o momento não obtivemos sucesso judicial no afastamento dos quase 3.000 sócios que ingressaram em abril passadopara as eleições marcadas em 06 de agosto, quarta feira próxima,assim oMovimento VIRA VASCO vem, de público, dirigir-se a todos os associados do Club de Regatas Vaco da Gama e, em particular aos sócios que, desde os cargos eletivos ou fora deles, desempenham um papel na condução da vida política e administrativa de nosso clube. Particularmente, nos dirigimos às centenas de sócios e torcedores que há mais de um ano vem depositando sua confiança, seu empenho e seu apoio militante na construção da melhor alternativa de gestão para o Club de Regatas Vasco da Gama e que ficou conhecida como VIRA VASCO.

Ao longo da campanha para eleição do Conselho Deliberativo e consequente eleição dos Poderes do Clube, em particular, do Presidente da Diretoria Administrativa, o nosso Movimento se manteve fiel aos princípios que regem a Constituição do Movimento, a Carta de Princípios e o nosso Código de Ética. A partir desses conceitos lutamos na defesa intransigente da honra, da tradição e da história democrática de nosso clube, a fim de que pudéssemos ter uma eleição limpa, com lisura e total transparência.

A crise da moralidade, da ética e da honradez é a expressão mais malvada da crise do Vasco. O império do “vale-tudo”, contaminando setores antes impensados:

1. Primeiro o escândalo do “Mensalão Vascaíno”, denúncia da existência de um esquema de compra de votos ocorrido em abril de 2013, cujas mensalidades seriam pagas com dinheiro de terceiros, noticiado pelo globoesporte.com e que, segundo o site,envolveria o ex-deputado Eurico Miranda e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, senhor Roberto Monteiro. Hoje, o “Mensalão Vascaíno” é alvo de investigação do Ministério Público e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
2. Agora, a manutenção das eleições para 06/08/2014, com a participação desses inscritos para sócios, sem um relatório conclusivo do inquérito na Polícia Civil, e ainda ignorando o relatório apresentado pela Comissão constituída para apurar essas adesões, que concluiu haver diversas associações indevidas, inviabilizam e comprometem a eleição de forma transparente, o que faz do pleito, um desafio ao interesse e a vontade dos verdadeiros vascaínos.

Em face da crise de moralidade e de éticainstalada em São Januário, o Movimento VIRA VASCO decidiu retirar a sua candidatura ao pleito eleitoral, até que sejam apurados os fatos acima, pois jamais se curvará diantedessa imoralidade e tão pouco legitimará um sufrágio eivado de vícios e erros.

Aproveita para conclamar todos os associados,todas as correntes e personalidades vascaínas que não atravessaram a fronteira da vergonha, cujo marco, segundo as denúncias citadas, foi estabelecido em abril do ano passado,chama, enfim,todos aqueles, que mantém imaculado o estandarte e o brasão do glorioso Vasco da Gama a unirem esforços na resistência que deve ser feita em nome daqueles que lutaram no passado, garantindo a história de justiça que sempre nos orgulhou de sermos VASCAÍNOS.

A candidatura de Nelson Rocha à Presidência do Club de Regatas Vasco da Gama sempre esteve comprometida com a reconstrução do clube segundo suas mais caras tradições de ética, democracia e transparência. Delas não abriremos mão.

O sonho de erguer novamente o Vasco da Gama ao mais elevado patamar do desporto brasileiro e mundial e retomar a vanguarda do tripé cidadania-esporte-justiça social se adia um pouco mais, mas os verdadeiros vascaínos, aqueles que fazem dos “Camisas Negras” seu símbolo e da Resposta Histórica de 1924 sua cartilha, saberão que não desistiremos e que com mais força e tenacidade continuaremos na luta para transformar nosso sonho em realidade.

Movimento VIRA VASCO
05/08/2014

Fonte: Vira Vasco