Enquanto simpatizantes e fakes atacam candidatos na internet, conversas podem aproximar Brant, Nelson Rocha e Tadeu

Domingo, 03/08/2014 - 07:21
comentário(s)

O Vasco está a poucas horas de eleger uma nova administração para os próximos três anos - isso, claro, se não houver qualquer decisão judicial que diga o contrário até os vascaínos se encaminharem às urnas. Das 17 chapas inscritas, cinco são os candidatos definidos, embora haja ainda conversas de aproximação entre Julio Brant, Tadeu Correia e Nelson Rocha. Neste sábado, as campanhas chegam à reta final com clima tenso, que deve ser novamente refletido nesta tarde em São Januário na partida contra o Paraná, e bem mais agressivo no anonimato da internet. Simpatizantes das chapas criam montagens, fazem ataques pessoais e espalham boatos entre os concorrentes à cadeira de presidência do Vasco.

Seja pelo Twitter, Facebook, por e-mail e até em telefonemas e mensagens de celular, a batalha por votos inclui acusações, rótulos e uma central de boatos, práticas comuns da política convencional e que chegam as eleições vascaínas em tempos que até o setentão Eurico se rendeu às redes sociais. Aliás, a internação do ex-presidente, candidato a retornar ao clube pela chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!" e que preocupou família e amigos no último sábado, movimentou a grande rede. Simpatizantes dos adversários de Eurico especulavam sobre a gravidade do quadro de saúde do candidato e até falavam do retorno de um câncer que ele curou há alguns anos.

Ex-vereador pelo PC do B e hoje filiado ao Partido dos Trabalhadores, Roberto Monteiro aparece como candidato do PT a deputado estadual no site do PT. A informação correu o Twitter com fakes que passam o dia divulgando ataques contra o ex-presidente do Vasco e o ex-vereador. Monteiro nega qualquer movimentação de candidatura para outubro, lembra que não fez qualquer ato de campanha a deputado e diz que seus adversários estão plantando notícias para prejudicá-lo. Ele garante que, hoje, se dedica exclusivamente à campanha no Vasco.

Vice-presidente para negócios com a África Subsaariana da Andrade Gutierrez, uma gigante da construção civil, Julio Brant também ganhou série de ataques à sua candidatura de última hora. Com a mesma peça publicitária da sua campanha - a foto posada de estúdio e a cor amarela no fundo -, há uma edição de manchetes negativas da multinacional brasileira falando em fraudes nas dívidas, esquemas escusos e ações na Justiça, com mensagens como: "Chega, aventureiro! - Se é assim que ele dirige a Andrade Gutierrez, imagina o que ele faria dirigindo o Vasco".

Um dos slogans da campanha de Eurico é semelhante à frase na falsa peça de Julio: "O Vasco não suporta mais aventuras". Ao mesmo tempo, a antiga chapa "É Vasco", que nasceu de uma união que mal nasceu e já se desfez entre a Cruzada Vascaína e a Pró-Vasco, criou vídeos e peças de um pé apagando charutos e a trilha sonora do "Poderoso Chefão", além de um cartaz que lembra a campanha de Eurico a deputado federal.

Outra referência tem Monteiro com o mesmo time de Dinamite. Na chapa do advogado há uma base de vice-presidentes da gestão do atual mandatário: José Hamilton Mandarino (ex-vice de futebol), Fred Lopes (patrimônio), Eduardo Machado (marketing), entre outros. Por outro lado, alguns vascaínos relatam pesquisas pedidas por telefone do grupo de Monteiro que praticamente convencer os vascaínos a adotarem o voto útil - neste caso, trazer qualquer voto contra Eurico para o candidato da "Identidade Vasco".

As coordenações dos candidatos à presidência do Vasco negam qualquer participação nesse tipo de ataques contra os concorrentes e lembram que esta prática não contribui em crescimento de candidaturas e não impactam os eleitores, como é a intenção dos fakes e das montagens.



Fonte: GloboEsporte.com