Vasco tem mais um candidato à presidência: Eduardo Nery, pela chapa 'Vasco mais que um gigante'

Sábado, 02/08/2014 - 15:03
comentário(s)

A quatro dias da eleição, o Vasco ganhou mais um candidato à presidência do clube. O empresário Eduardo Nery, 43 anos, mineiro criado no Rio de Janeiro, mas que atualmente reside em Brasília, lançou seu nome neste sábado, nas redes sociais. Sob a chapa batizada "Vasco mais que um gigante", Nery pretende fazer campanha, com o curto tempo que tem, na internet, utilizando majoritariamente o Facebook para divulgar seus planos (veja a página). A votação para a formação do conselho está marcada para o próximo dia 6, em São Januário.

"A candidatura é a da coragem de defender o que for melhor para o Vasco. Sem deixar a administração ligada a torcidas organizadas, sem ser refém. Quero criar uma verdadeira vice-presidência de marketing, que busque parceiros que coloquem dinheiro no clube", defende Nery, que pretende, caso eleito, implantar um modelo de remuneração variável por atingimento de metas, semelhante ao que Paulo Nobre tenta utilizar no Palmeiras.

No futebol, Nery planeja criar um comitê para a gestão da área, com a utilização de indicadores, desde as divisões de base. Na relação com as torcidas organizadas, o candidato visa uma parceria, em que os grupos teriam que comprovar boa conduta para receberem subsídios do clube.

Nery é um antigo opositor de Eurico Miranda. Quando o cartola era vice-presidente de Futebol do Vasco, no fim da década de 1990, ele militava na internet contra a então administração, cujo presidente era Antônio Soares Calçada. Nery criou um site com notícias do clube, o "Vascaonet" (já desativado), e foi alvo da ira de Eurico e aliados. Em um protesto em 2005, estendeu uma faixa na arquibancada do estádio Mané Garrincha durante um jogo da seleção brasileira contra o Chile, com os dizeres "Vasco, sim. Eurico, não!". As manifestações contrárias a Eurico estavam proibidas em São Januário na ocasião.

Nery apoiou a candidatura de Roberto Dinamite e aproximou-se da administração do Vasco durante a gestão do atual presidente. O empresário atuou nas negociações do patrocínio da Caixa e na obtenção das certidões, e foi testemunha da assinatura do contrato.

Apesar da aparente pouca chance de vitória diante de chapas que estão em campanha desde o início, Nery nega que tenha se lançado como forma de protesto.

"De forma alguma. A grande motivação é o desejo de um dia ajudar o Vasco a ser um dos maiores clubes do mundo, através de propostas arrojadas, que poucos tem coragem de implementar no meio esportivo. É colocar algumas técnicas empresariais no clube, e não manter uma estrutura do século passado, com uma caneta na orelha e papel de pão", afirma.

Com Nery, já são 10 chapas lançadas na disputa, que tem ainda "Identidade Vasco" (Roberto Monteiro), "Volta Vasco, volta Eurico" (Eurico Miranda), "Vasco passado a limpo" (Tadeu Correia), "Vira Vasco" (Nelson Rocha), "Sempre Vasco" (Julio Brant, que tem o apoio de Edmundo), "É Vasco", "Amigos do Calabouço", "Vanguarda vascaína" e "Chapa Azul".



Fonte: Band.com.br