Vasco promoveu palestra para funcionários do futebol

Sexta-feira, 01/08/2014 - 23:36
comentário(s)

Com o o objetivo de qualificar os profissionais que trabalham em favor do Vasco, o Departamento de Futebol e o Departamento Médico do clube ofereceram uma palestra sobre treinamentos de força no futebol, na noite desta quinta-feira (31).

Iniciativa do diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, e organizado pelo preparador físico Daniel Gonçalves e pelo fisiologista Paulo Figueiredo, o evento reuniu profissionais de Educação Física de várias áreas do clube, como futebol de base, futebol feminino e futsal.

- O intuito da palestra é iniciar um ciclo de capacitação para os outros profissionais. A ideia é ter uma metodologia do clube, respeitando as tradições, necessidades e a grandeza do Vasco - explicou Daniel.

O evento foi aberto com Rodrigo Caetano, que apresentou o projeto de capacitação e deu as boas-vindas aos demais profissionais. O técnico Adilson Batista esteve presente e fez questão de aprender um pouco mais sobre essa interação entre esporte e ciência.

O palestrante convidado foi Dr. Roberto Cascon, professor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Educação Física da UFRJ, referência em estudos de fisiologia do esporte no país.

A palestra trouxe noções de preparação neuromuscular e reabilitação de lesões com a utilização de exercícios de força e propcepção. Cascon, que já foi estagiário de Figueiredo, apresentou também testes e atividades experimentais com a utilização de exercícios de pliometria associados a musculação e especificidades do futebol.

Paulo Figueiredo, que chegou ao clube durante a intertemporada de Pinheiral, falou sobre a importância da participação de seu ex-aluno, assistente de mestrado da UFRJ.

- Tivemos a chance de ter um professor de renome internacional que nos deu uma aula de técnicas de musculação, adaptações crônicas e agudas do treinamento com pesos, ou seja, estudos recentes e com possibilidades que nós usemos esses conceitos para adaptar ao nosso trabalho em campo - explicou Figueiredo, que também é professor de Pós-Graduação da Federal do Rio.

A série de palestras deve continuar em breve, com a presença de outros convidados que possam trazer aos profissionais do clube mais conhecimento e proporcionar essa troca de experiências fundamental entre o esporte o universo acadêmico.



Fonte: Site oficial do Vasco