Eurico e Roberto Monteiro convocam reunião em São Januário com Abílio e Hélio Donin

Segunda-feira, 28/07/2014 - 20:57
comentário(s)

A eleição do Vasco tem novos capítulos. A briga pelo poder transformou dois opositores em aliados políticos na busca pelo mesmo objetivo. Eurico Miranda (Volta Vasco! Volta Eurico!) e Roberto Monteiro (Identidade Vascaína) estão em São Januário pressionando alguns poderes do clube por conta da mudança na data da votação.

Na última sexta-feira, o presidente da Assembleia Geral do clube, Olavo Monteiro de Carvalho, publicou a alteração tendo como base uma decisão judicial e o estatuto do clube, que prevê 60 dias, a contar da publicação da lista de sócios, para a eleição do clube. Como a decisão chegou às mãos do presidente da Assembleia no dia 17 de julho, a data só poderia ser a partir de 17 de setembro. Tendo como base a tradição do clube de realizar eleições em novembro, ele oficializou a nova data: 11 de novembro.

Este fato irritou os opositores Eurico e Roberto Monteiro que convocaram uma reunião com o presidente do Conselho Deliberativo, Abílio Borges, e do presidente do Conselho Fiscal, Hélio Donin, para pressioná-los a mudar a data. Os ânimos estão exaltados em São Januário. Além desta mudança, eles pedem ao presidente Abílio Borges que determine quem assumirá a presidência do Vasco a partir do dia 10 de agosto. No dia anterior, termina o mandato do atual presidente.

Olavo Monteiro afirma que nada muda e a eleição vai acontecer em novembro, conforme publicação no site oficial do clube.

“Estou tranqüilo, Eles têm o interesse contrariado e queriam as eleições para agosto. Juridicamente, não tem como ter eleição antes. A liminar que o Nelson Rocha conseguiu pedia a inclusão de oito novos sócios e nós fizemos uma nova lista. Uma vez publicada, tem que ter 60 dias, no mínimo, para haver uma votação”, esclareceu o presidente da Assembleia, ciente que o problema não vai parar nesta reunião desta segunda-feira.

“Não sei como podem pressioná-los. Tenho a informação que o Abílio Borges (presidente Conselho Deliberativo) está sendo pressionado pelos dois, mas ele só pode resolver sobre a vacância (tempo entre o término do mandato de Dinamite e a nova eleição). Voltar atrás é contrariar o Estatuto, e isso eu não vou fazer”, disse Olavo Monteiro.

A confusão na eleição presidencial do Vasco começou quando a inscrição de mais de dois mil sócios foi contestada pelas chapas concorrentes. Há um inquérito policial apurando as denúncias, e uma Comissão interna já entregou um parecer ao presidente Roberto Dinamite sobre o caso - ele pode resolver, com um ato presidencial, se estes sócios estão aptos a votar.

“Dois mil sócios decidem a eleição no Vasco. Se um candidato entra com este número ele é imbatível. Como podemos deixar estes eleitores votarem? Isso seria um absurdo. Amanhã quem for derrotado consegue uma liminar e o eleito não vai poder assumir. Isso não pode acontecer no Vasco”, ressaltou Olavo Monteiro, que não enxerga prejuízo para o clube com a mudança na data da eleição para novembro.

“Quem assumir agora não pode fazer nada. Toda a vida foi assim, sempre em novembro com o presidente assumindo em janeiro. Houve uma alteração por uma decisão judicial”, lembrou o presidente da Assembleia Geral. Os outros candidatos (Julio Brant, Nelson Rocha e Tadeu Correia) são favoráveis à data de 11 de novembro.

Fonte: Terra