Torcedores e jornalistas reclamaram de sujeira e falta de estrutura na Arena Pantanal pós-Copa

Sexta-feira, 18/07/2014 - 01:43
comentário(s)

A goleada de 4 a 1 do Vasco sobre o Santa Cruz, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal, na noite de terça-feira (15), teve o menor público já registrado no estádio desde sua inauguração, em abril deste ano: 7.190 pessoas (sendo 5 mil pagantes).

O evento também mostrou que o “padrão Fifa” – pelo menos no que se refere à sinalização, limpeza, acesso e estrutura para a imprensa – foi embora de Cuiabá com a Copa do Mundo.

Conforme relatos de jornalistas que foram ao estádio a trabalho, o túnel destinado à entrada da imprensa apresentava bastante sujeira – o que também foi notado por torcedores na área externa do estádio, lixo que continuava no local nesta quarta-feira (16).

Para ter acesso ao estádio, o público que optou pelo uso de transporte coletivo sofreu com a pouca disponibilidade de ônibus para o estádio – diferentemente das linhas especiais criadas nos jogos anteriores –, enquanto aqueles que optaram por seguir de carro enfrentaram longos congestionamentos, uma vez que o entorno não foi bloqueado, como durante jogos do Mundial.

Vasco e Santa Cruz se enfrentaram na Arena Pantanal, na noite de terça-feira (15) Dentro do estádio, mais problemas: leitores de ingressos falharam e os tíquetes precisaram ser conferidos manualmente; alguns banheiros estavam completamente sujos e com forte odor; e a área destinada à imprensa não tinha a estrutura mínima para trabalho, como mesas, cadeiras, extensão ou sinal de internet.

A empresa responsável pela organização do jogo foi a Moretti Coelho, que teve acesso ao estádio ao longo da última semana, depois de a arena ser entregue ao Governo do Estado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Procurada pela reportagem, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), responsável pela gestão do estádio, afirmou, por meio da assessoria, não ter participado da organização do evento.

Informou, ainda, que, de agora em diante, tudo o que for relacionado à organização, estrutura e limpeza fica a cargo dos responsáveis pelos eventos.

Próximos jogos

Apesar do baixo público registrado no primeiro jogo após a Copa do Mundo, a Arena Pantanal continua apostando no fomento ao futebol local e já tem três novas partidas agendados para as próximas semanas, segundo a Secopa.

No próximo domingo (20), entram em campo Cuiabá e Paysandu, em partida válida pela Série C do Brasileirão, às 18h (horário de MT). Os ingressos custam R$ 20 (inteira).

Já em agosto, o Luverdense voltará a usar a Arena Pantanal para mandar mais uma partida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Desta vez, contra o Náutico. O jogo acontecerá no dia 16, a partir das 15h20 (horário de MT).

Na sequência, o Cuiabá volta ao estádio em um domingo (17), contra o Fortaleza. O horário do jogo ainda não foi divulgado.

Números dos jogos

Confira abaixo o público registrado em cada um dos jogos sediados na Arena Pantanal, até agora:

Jogo Público

Mixto 0 x 0 Santos 17.000
Luverdense 2 x 1 Vasco da Gama 17.971
Cuiabá 1 x 1 Internacional 21.385
Santos 1 x 2 Atlético-MG 18.683
Chile 3 x 1 Austrália 40.275
Rússia 1 x 1 Coreia do Sul 37.603
Nigéria 1 x 0 Bósnia e Herzegovina 40.499
Japão 1 x 4 Colômbia 40.340








Fonte: Mídia News