Relembre os vascaínos que participaram das Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998

Domingo, 13/07/2014 - 20:27
comentário(s)

Grandes nomes já passaram pela Colina, proporcionando momentos inesquecíveis aos torcedores e amantes do futebol. Em meio a tantas glórias, a década de 90 certamente marcou a memória dos torcedores vascaínos. Naquele período o Gigante da Colina garantiu conquistas importantes, como: quatro estaduais, um brasileiro e uma libertadores. Entre os grandes nomes vestiram a camisa cruz-maltina durante a década de 90, sete deles tiveram a oportunidade de representar o nosso país em Copas do Mundo, nas edições de 90, 94 e 98.

Campeão brasileiro em 1989, o Vasco da Gama chamou atenção pela boa campanha feita na competição. Destaques do elenco campeão marcaram presença na lista de convocados para a copa de 1990. Acácio (goleiro), Mazinho (lateral esquerdo), Tita (meio-campista), Bebeto (atacante) e Bismarck (atacante), foram até a Itália para representar a seleção brasileira. Naquela ocasião, apenas Bebeto teve a oportunidade de entrar em campo pela seleção. O atacante, que vinha de lesão, teve apenas uma oportunidade de atuar como titular. A seleção comandada por Sebastião Lazaroni caiu nas oitavas de final, perdendo de 1 a 0 para a Argentina.

Em 1994, Ricardo Rocha foi o único representante do Vasco da Gama a vestir a amarelinha. O zagueiro chegou na Colina para atuar ao lado de grandes nomes, e fez parte da equipe que conquistou o campeonato estadual de 94. Ocasião em que o Gigante da Colina apresentou uma excelente campanha com 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. Na Copa, Ricardo Rocha chegou como titular, porém, teve a infelicidade de sair contundido na primeira partida. 24 anos após o tricampeonato, a seleção brasileira reencontrou o caminho, triunfou mais uma vez e garantiu o tetra.

O goleiro Carlos Germano foi destaque na campanha que deu ao Vasco o tricampeonato brasileiro, em 1997. Ao longo da competição o goleiro realizou grandes defesas, e nas duas partidas contra o Palmeiras, Germano fechou o gol e garantiu os empates que levaram o Vasco a conquista do título. O bom trabalho realizado cravou o nome do goleiro na lista de convocados pelo técnico Zagallo. O grande ídolo Edmundo também fez parte do elenco campeão de 97 e teve seu nome da lista de convocados por Zagallo, porém jogava pela Fiorentina, no ano da Copa.

Em 1998, Carlos Germano foi o único representante cruz-maltino na seleção brasileira. O goleiro foi reserva direto de Taffarel, porém não chegou a entrar em campo como titular. Naquela ocasião, o grupo comandado por Zagallo caiu na final. Sem Ronaldo a seleção brasileira viu Zidane brilhar, o francês fez dois dos três gols marcados pela França. Superior ao Brasil, a França ganhou a final por 3 a 0.

A grandeza do Club de Regatas Vasco da Gama pode ser notada ao longo de toda sua história. O Gigante da Colina é um dos clubes que mais enviou representantes a seleção brasileira. Com 35 jogadores convocados, em 19 copas, o Vasco mostrou a grande responsabilidade que é vestir a camisa do clube.



Fonte: Site oficial do Vasco