Secretário-geral da Fifa diz que futebol pode ter uso de vídeo para verificar impedimento

Quinta-feira, 03/07/2014 - 03:24
comentário(s)

A Copa do Mundo de 2014 vai ficar marcada por ser a primeira da história a fazer uso da tecnologia. Benzema, da França, e Bryan Ruiz, da Costa Rica, devem ter aprovado o sistema, já que os jogadores tiveram seus gols confirmados em lances que gerariam muita discussão (assista aos gols do atacante francês e do costarriquenho). Agora o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, diz que outro recurso pode ser adotado no futebol para evitar erros de árbitros em lances de impedimento.

– O próximo passo na tecnologia significa que usaríamos o vídeo. Pois não há um sistema como a tecnologia da linha do gol para saber se você está ou não impedido. Mas isso poderia abrir uma Caixa de Pandora. Como se fecharia? Isso, com certeza, é uma discussão que teremos que ter no International Football Association Board (conselho que determina as regras do futebol). É uma discussão que seria eterna, mas talvez um dia toma-se a decisão para usar isso. Mas no futebol, como a gente falou antes, vamos passo a passo. Vamos ter certeza primeiro de que vamos ajudar o árbitro, dar a eles a forma de tomar as melhores decisões e evitar de cometerem erros. Mas não podemos dar um passo maior que a perna – afirmou o dirigente, convidado do "Seleção SporTV".

O secretário-geral da Fifa afirmou estar muito satisfeito com o uso da tecnologia na linha do gol e ainda destacou o spray, para ajudar os árbitros a posicionar a bola e a barreira nas cobranças de falta.

– A decisão de usar a tecnologia na linha do gol foi perfeita. Tivemos três ou quatro exemplos em que a tecnologia ajudou a mostrar que a decisão do árbitro foi correta. Também usamos o spray, não é uma tecnologia, mas foi algo que surgiu da América do Sul e hoje é usado no mundo inteiro para ajudar o árbitro – completou.

Fonte: Sportv.com