Auxiliar Fabio Moreston e fisiologista Paulo Figueiredo comentam chegada ao Vasco

Quarta-feira, 02/07/2014 - 13:37
comentário(s)

Além de reforçar o nível técnico dentro de campo, o Vasco procura também aumentar a qualidade do lado de fora das quatro linhas. Durante a intertemporada em Pinheiral, dois novos profissionais integraram a comissão técnica do clube. O auxiliar técnico Fábio Moreston e o fisiologista Paulo Figueiredo já estão ajudando ao técnico Adilson Batista e toda a equipe de futebol profissional nesta intertemporada.

Os dois novos integrantes contaram um pouco de suas histórias com exclusividade ao site oficial.

Companheiro de Adilson, Fábio reencontra o amigo no Vasco

Fábio Moreston chegou ao Vasco por indicação do técnico Adilson Batista, com quem trabalhou no Figueirense. Mas a relação dos dois é muito anterior a passagem do treinador pelo clube catarinense, no ano passado. Fábio iniciou a carreira como jogador em 1982 e jogou até 1990. Na sua trajetória como volante, ele jogou com Adilson no Atlético-PR durante o Campeonato Brasileiro de 1988. Quando pendurou as chuteiras, Fábio, que já havia feito faculdade ainda quando era atleta e terminou sua pós-graduação pela Unopar de Londrina, começou a trabalhar como preparador físico no Matsubara, clube do interior do Paraná.

Fábio também trabalhou em outra equipe paranaense, o Cianorte, quando trabalhou com o técnico Caio Júnior e conseguiu a vitória histórica contra o Corinthians, na primeira fase da Copa do Brasil de 2005. Em 2013, esteve com Adilson Batista no Figueirense, quando o treinador foi escolhido o melhor do Campeonato Catarinense. Agora, pela primeira vez, Fábio está trabalhando em um clube grande e sabe da responsabilidade.

- Eu fico lisonjeado de trabalhar aqui e sabemos do dever de colocar o Vasco onde ele merece. A gente sente o clima, pelos milhões de torcedores que têm e sabemos da cobrança em estar em um time de ponta. Ano passado eu subi com o Figueirense, mas sei que, pela grandeza do Vasco, a responsabilidade é maior - disse Fábio.

O professor pentacampeão Paulo vai agir em jornada dupla pelo Gigante da Colina

Quem pensa que ser professor é difícil e acha que trabalhar com futebol exige muito, deve conhecer a trajetória do fisiologista Paulo Figueiredo. Formado em Educação Física pela UFRJ, Paulo começou a no esporte com serviços de condicionamento em futebol para os quatro clubes do Rio, pois naquela época, a fisiologia ainda não estava dentro das comissões técnicas. Em 1993, foi convidado para trabalhar com fisiologia no Flamengo e lá montou um dos primeiros laboratórios da área dentro do futebol.

- Naquela época, o conceito de fisiologia era muito incipiente nos clubes de futebol e nós fizemos esse conceito mudar. Nosso trabalho mede, quantifica e avalia o desempenho dos atletas e discute com a comissão técnica quais são as melhores maneiras de se treinar um atleta, entendendo as diferenças que cada um deles tem - explicou Figueiredo.

Mas Paulo alçou saltos mais altos. Em 1990, foi fisiologista da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Itália. Em 1998, também pelo Brasil, ele foi vice-campeão do mundo na Copa da França. E em 2002, o auge: Paulo fazia parte da Família Scolari, como consultador de fisiologia do time pentacampeão em 2002. Ao sair do rubro negro, Paulo fez parte da equipe brasileira de vôlei de praia, com a dupla Emanuel e Alison, conquistando os títulos mundial e panamericano, em 2011, e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

- É uma grande honra para qualquer profissional poder trabalhar em um clube com a tradição do Vasco da Gama. Eu sou um sujeito de sorte por poder ter tido a oportunidade de trabalhar nos dois clubes de maior torcida do Rio de Janeiro. Estou em um lugar cercado de pessoas competentes e que gostam do que fazem. Estou gostando muito do que tenho visto - disse o novo fisiologista, que tem quase 40 anos de carreira.

Assim como Fábio, ele também veio ao Vasco encontrar velhos amigos. Neste caso, um aluno. O preparador físico Daniel Gonçalves foi estagiário, no Centro de Estudos de Fisiologia do Esporte, que o experiente Paulo, de 66 anos, coordenava. E ele não abandonou a área acadêmica de vez. Paulo Figueiredo é professor da pós-graduação em Ciências do Futebol da Escola de Educação Física da UFRJ (EEFD/UFRJ) e vai seguir na função. É a academia a serviço do Gigante da Colina.



Fonte: Site oficial do Vasco