Philippe Coutinho completa 22 anos nesta quinta-feira

Quinta-feira, 12/06/2014 - 16:41
comentário(s)

No dia da abertura da Copa do Mundo do Brasil, um talento vascaíno, que poderia facilmente estar nela, completa mais um aniversário. Camisa 10 do Liverpool (ING), Philippe Coutinho completa nesta quinta-feira (12/06) 22 anos de idade. Metade da vida do talentoso jogador passa pelo Vasco da Gama, onde disputou 44 partidas e marcou cinco gols como profissional. Philippe defendeu o clube de 1999 a 2010.

A relação entre Coutinho e o Gigante da Colina começou em 1999, quando ainda o mesmo possuía apenas sete anos. Naquele ano, Philippe foi convidado para defender a equipe fraldinha de futsal do cruz-maltino. No ano seguinte, em 2000, começou a encantar a todos ao ajudar o plantel sub-09 a conquistar o título da Liga Futsal. Em 2003, após brilhar e conquistar diversos títulos nas quadras, o atual destaque dos "Reds" iniciou sua trajetória no campo.

Não demorou muito para o garoto mostrar seu talento. Foi artilheiro e eleito o melhor jogador logo em seu primeiro campeonato. Nos anos seguintes, já em categorias maiores, Coutinho seguiu levantando taças. Foi campeão carioca nos anos de 2004 (sub-12), 2005 (sub-13) e 2006 (sub-14). O bom rendimento com a camisa cruz-maltina levou o jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira sub-15. Com a camisa amarelinha, 'Philippinho' se sagrou bicampeão do Torneio Internacional da Espanha (2006 e 2007) e o título do Campeonato Sul-Americano (2007).

Em 2008, novamente com a camisa do Vasco, conduziu o time sub-17 a conquista da primeira Copa do Brasil da categoria. Na oportunidade, o elenco vascaíno derrotou na decisão o Santos, que possuía em seu grupo nada mais, nada menos que Neymar. Junto com o talento santista, Coutinho conquistou no mesmo ano o Torneio Internacional da Espanha e Torneio Nike Friendlies, ambos com a Seleção Brasileira sub-17. Ainda nesta temporada, o Menino da Colina passou a treinar no time profissional.

A estreia na equipe de cima veio no ano seguinte, mais precisamente no dia 19 de junho de 2009, contra o Duque de Caxias. A partida foi realizada em São Januário, local onde Coutinho passava a maior parte do seu dia devido aos compromissos com o Colégio Vasco da Gama. O jovem seguiu integrado ao elenco principal e chegou inclusive a entrar em campo na partida que o Gigante da Colina se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro da Série B.

Mais maduro, o armador iniciou a temporada de 2010 como titular e brilhou no primeiro turno do Campeonato Carioca. Seus primeiros dois gols como profissional foram marcados na histórica goleada aplicada em cima do Botafogo. No dia 24 de janeiro de 2010, Philippe anotou dois dos seis tentos vascaínos contra o alvinegro. Deixou o clube no mesmo ano para defender as cores da Inter de Milão (ITA) e alguns meses depois, em agosto, foi chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal.

Fez parte do elenco que conquistou em 2011 o título da Copa do Mundo sub-20. Na Europa, antes de chegar ao Liverpool (ING), Coutinho jogou na Inter de Milão (ITA) e no Espanyol (ESP). Apesar de estar brilhando hoje nos gramados ingleses, o meio-campo jamais deixará de ser um representante do Vasco. É por esse motivo que o Club de Regatas Vasco da Gama deseja um Feliz Aniversário para o eterno garoto de São Januário! Parabéns, Philippe Coutinho!



Fonte: Site oficial do Vasco