Estátua em homenagem a Bellini é inaugurada em Itapira (SP), sua cidade natal; veja fotos e vídeo

Segunda-feira, 09/06/2014 - 11:27
comentário(s)

No dia em que completaria 84 anos, o capitão da Seleção Brasileira de 1958 Hideraldo Luiz Bellini, morto em março passado, ganhou uma homenagem na entrada de sua terra natal, Itapira.

A homenagem é uma estátua que reproduz o gesto do então jogador de futebol ao erguer a taça da Copa do Mundo da Suécia – ato que ficaria mundialmente conhecido e seria repetido por todos os campeões mundiais do futebol brasileiro.

A escultura em bronze, instalada na principal entrada da cidade, à Rua Armando Salles de Oliveira, foi encomendada a dois escultores por um grupo de voluntários que arcou com as despesas.

A solenidade de inauguração, anunciada pelo Itapira News na semana passada, reuniu autoridades políticas, como o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e o deputado José Antônio Barros Munhoz (PSDB), além de secretários municipais, vereadores e familiares de Bellini, como a viúva Giselda e os filhos Carla e Hideraldo Júnior. “Neste canteiro central da entrada de nossa cidade, onde muitas vezes recepcionamos visitantes, estamos fazendo essa homenagem sincera e sentimental ao nosso capitão Bellini, que tantas vezes emocionou milhões de brasileiros. A partir de hoje, sua imagem vitoriosa será o primeiro aceno de recepção aos que chegam a nossa cidade”, disse Paganini ao abrir a cerimônia, por volta das 16h30. “Infelizmente, a Copa de 2014 não terá o capitão Bellini, mas o Brasil não teria a Copa de 2014 se não tivéssemos tido o capitão Bellini”, enfatizou Paganini.

A estimativa é que cerca de 200 pessoas tenham prestigiado o ato, que contou com a presença da Banda Lira Itapirense executando o Hino Nacional e outras canções. Bandeirinhas confeccionadas em papel foram distribuídas aos presentes, trazendo a reprodução de uma flâmula autografada pela delegação da Seleção que atuou na Suécia – presente de Bellini ao amigo Caetano Munhoz, pai do deputado presente na solenidade. “Eu tive o privilégio de conhecer o Bellini e de vibrar com suas lutas e conquistas. Mais que isso, pude me orgulhar da amizade dele com meu saudoso e inesquecível pai. Ele (Bellini) sempre trazia de suas viagens pelo mundo alguma lembrança para mostrar seu carinho ao meu pai, e ele trouxe essa flâmula que dedicou ao meu pai, asssinada por todos os membros da delegação, exceto pelo Pelé. Perguntei ao Pelé o motivo e ele disse que não se lembrava, talvez tenha sido algum desencontro e se prontificou a assinar, pois realmente é uma relíquia”, comentou Munhoz em seu discurso. “Cumpro aqui um dever de cidadão e de político de honrar aqueles que construíram nossa terra”, acrescentou o deputado, classificando o homenageado como “o maior itapirense de todos os tempos”.

Munhoz agradeceu a presença da esposa e filhos de Bellini e disse que gostaria que o ex-prefeito e sobrinho do homenageado, Antonio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, estivesse também presente. “Questões políticas nos separaram, mas nada haverá de separar o amor por Itapira, a união do nosso povo e o culto àqueles que construíram nossa querida Itapira”, discursou. Toninho Bellini, já na semana passada, havia comentado que talvez não participasse da solenidade devido a outros compromissos já agendados.

Bastante emocionada, Giselda Bellini também falou aos presentes e lembrou o carinho do esposo pela sua terra natal. “Bellini foi leal, querido e amigo de todos, e ainda um marido e pai de família exemplar. Não faz muito tempo que aqui estivemos para trazer de volta a Itapira esse filho que jamais esqueceu sua cidade, que nunca desperdiçou qualquer oportunidade de rever seus amigos e familiares”, disse, lembrando o desejo do herói do futebol brasileiro em ser sepultado em sua terra natal. “Nós o trouxemos de volta e cumprimos a triste missão de deixá-lo em seu berço natal para o sono eterno”, frisou. Ela também agradeceu a todos os presentes, ao Poder Público e aos responsáveis pela homenagem. “Hoje, Itapira decidiu dar vida à memória de Bellini. Hoje estamos aqui para acompanhar a inauguração deste belo monumento em espaço público, através do qual Bellini começa a trabalhar seu papel de levar seu exemplo às novas gerações”, disse.

Na sequencia, o pano que cobria a estátua foi descerrado, revelando o monumento e arrancando aplausos do público, sob a execução da música ‘A Taça do Mundo é Nossa’, composta especialmente para as comemorações após a vitória da Seleção capitaneada por Bellini em 1958. Gritos de ‘Viva Bellini’ e a execução do Hino de Itapira encerraram a solenidade. Por volta das 17h30.



Fonte: Itapira News


Inaugurada estátua em homenagem ao grande capitão Bellini

Neste sábado, 7 de junho de 2014, Hideraldo Luiz Bellini completaria 84 anos.

A data não passou em branco. Itapira ofereceu ao grande capitão uma estátua em tamanho natural na entrada principal da cidade.

A partir das 16h os admiradores do capitão começaram a chegar à entrada de Itapira pela rodovia SP-147, na Av. Armando Salles de Oliveira, continuação da Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, local onde seria descerrada a estátua.

Por volta das 16h45min, contando com a participação da Banda Lira Itapirense, regida pelo maestro Perina, foi aberta a solenidade com a palavra do prefeito José Natalino Paganini, na sequência falaram Carlinhos Sartori, presidente da câmara, Barros Munhoz, deputado estadual e líder do governo Alkmin e Giselda Bellini, esposa do capitão Bellini.

Participaram da homenagem além da esposa Giselda, os filhos Hideraldo Luiz Bellini Júnios, Carla Bellini, familiares residentes em Itapira, amigos, admiradores, os vereadores Mauricio de Lima, Pedro Stringuetti, Juliano Agua Suco, Joilson Militão da Silva, Luiz Machado e Marcos Paulo da Silva, os secretários João Bozzi, Carlos Jamarino, Luiz Domingues, Marcelo Dragone Iamarino, Eliana Assugeni Sobreiro Dias, Adolfo Santa Lucia Júnior, Rosa Ângela Iamarino.

O monumento foi doado ao município por um grupo de itapirenses.

Bellini nasceu em Itapira em 7 de junho de 1930 e faleceu em São Paulo em 20 de março deste ano. Ele foi o capitão do time brasileiro que conquistou a primeira Copa do Mundo, disputada em 1959 na Suécia. Naquela vitória, Bellini notabilizou-se ao erguer a taça Jules Rimet, então em disputa, logo após recebê-la das mãos do rei da Suécia. O gesto começou a ser imitado nos anos seguintes e tornou-se uma prática mundial, inclusive em outros esportes, como tênis e automobilismo, entre outros.

A estátua representa exatamente o momento em que Bellini ergueu a taça em 1958. Ela tem cerca de 2,5 metros de altura. Foi confeccionada pelos artistas Clóvis Yamin e Rubens Barros. A fundição ficou por conta de José Carlos, da Fundição JR. À noite a estátua é iluminada.



Fonte: Cidade de Itapira