Primeiro jogo da história do Joinville, em 1976, foi contra o Vasco

Quinta-feira, 22/05/2014 - 21:44
comentário(s)

Era 9 de março. O ano era 1976. A cidade de Joinville completava 125 anos e neste ano nascia o Joinville Esporte Clube. Após a fusão entre Caxias e América, surgiu em 29 de janeiro o JEC. E a primeira partida da história, teve um time de camisa. O adversário foi o Vasco da Gama, de Roberto Dinamite e cia.

O jogo abriu os caminhos para o Joinville, que ainda sob desconfiança, iniciava uma nova história após os seus pais, alvinegros e alvirrubros, não terem continuado com o futebol. O placar foi 1 a 1. Tonho, abriu o placar para o JEC aos 37 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Roberto Dinamite marcou aos 18 e o placar ficou igual no Ernestão.

No JEC jogaram Renato, Djalma, Ditão, Pompeu, Silvinho, Piava, Linha, Chico Samara, Tonho, Fontan e Zequinha. Entraram ainda Ferreira, Nivaldo, Joel Mendes, Nelinho, Netinho e Romualdo.

Já os vascaínos entraram em campo com Mazzaropi, Toninho, Abel, Renê, Marco Antônio, Zé Mario, Zanata, Jair Pereira, Luiz Carlos, Roberto Dinamite e Luis Fumanchu. Depois Gilson Paulino e Galdino.

Um dos personagens daquela história, hoje trabalha no clube, é Osni Fontan. Na entrevista abaixo, ele comenta como era a expectativa de um novo time surgindo e de ter como padrinho, o Vasco da Gama.

Em toda a história foram seis jogos. O Vasco ganhou três, o JEC uma partida e houveram dois empates. Depois do amistoso em 76, as duas equipes se enfrentaram pela Série A em 1977, no estádio São Januário com vitória por 1 a 0 dos cruz-maltinos. Em 81, no Ernestão, foram dois jogos e duas vitórias do Vasco, por 2 a 0 e 1 a 0. O JEC só venceu em 84, no Ernestão por 1 a 0. No mesmo ano, a equipe da Colina aplicou uma goleada de 6 a 0 no Tricolor.

As duas equipes voltam a se enfrentar neste sábado (24), pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena, às 16h20.



Fonte: Portal Joinville