São Januário integra 6ª edição do circuito turístico de São Cristóvão, que acontece neste fim de semana

Sexta-feira, 16/05/2014 - 22:40
comentário(s)

Uma mistura de ciência, diversão, cultura e conhecimento é a proposta do 'Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão'. Em sua sexta edição, o circuito percorre, neste sábado (17) e domingo (18), instituições científicas e culturais do bairro da zona norte.

Neste ano, o evento traz como novidade a participação do Centro Hípico do Exército, fundado em 1825, ainda no tempo do Império, quando servia de apoio às Cavalarias de Dom Pedro I. O ponto de partida do passeio é a Quinta da Boa Vista. Entre 10h e 16h, em intervalos regulares, ônibus sairão do parque com destino às instituições culturais do bairro.

Exposições, seminários, oficinas, debates, visitas mediadas, exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música são algumas das atividades especiais oferecidas pelas instituições. As atividades são totalmente gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.

Fazem parte deste roteiro cultural, o Museu Nacional, o Centro Hípico do Exército, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e o Club de Regatas Vasco da Gama. O público poderá parar nos pontos que desejar e visitar as instituições por quanto tempo quiser.

Neste ano, o Mast contará com a participação de quatro instituições também vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Observatório Nacional (ON), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Semana nacional

O Turismo Cultural encerra as atividades da 12ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus

A 12ª Semana Nacional de Museus acontece entre os dias 12 e 18 de maio, em diversas cidades do Rio de Janeiro. A programação conta com exposições, ações educativas, cursos, palestras e exibição de filmes. Confira a programação completa.





Fonte: Portal Brasil (texto), Divulgação (fotos)