Maratona de jogos fará Vasco viajar distância Rio-Berlim antes da Copa do Mundo

Terça-feira, 13/05/2014 - 10:16
comentário(s)

Os aeroportos e estradas do Brasil serão uma rotina para os jogadores do Vasco até a Copa do Mundo. Nas seis próximas rodadas da Série B, a equipe viajará 10.275 quilômetros, o equivalente a uma distância entre Rio de Janeiro e Berlim, capital da Alemanha. A delegação cruzmaltina passará por estados como Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Dos 19 dias que o time terá, entre a véspera da 5ª rodada, em 16 de maio, e a 10ª rodada, em 3 de junho, os atletas poderão ficar até 13 dias entre concentrações e jogos.

No próximo sábado, o Vasco vai a Recife (PE) enfrentar o Náutico e, de lá, a tendência é a de que siga direto para Manaus (AM) onde, na terça, caso as negociações se concretizem, enfrentará o Sampaio Corrêa na Arena da Amazônia, já como parte da segunda punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determina que o clube deverá atuar a 100 quilômetros do Rio em três partidas.

Após o compromisso em terras amazonenses, o elenco volta à capital carioca e, em seguida, viaja para Joinville (SC), onde encara a equipe da cidade no mesmo estádio em que ocorreu a briga generalizada entre torcedores vascaínos e do Atlético-PR, em dezembro do ano passado, que culminou na dura pena do STJD, que fez o time atuar também em três oportunidades com os portões fechados em São Januário.

Depois de Santa Catarina, novamente o Vasco retorna ao Rio e, no dia seguinte, arruma suas malas para Bragança Paulista (SP) para atuar diante do Bragantino. Na rodada seguinte, sai da capital carioca para ir a Volta Redonda (RJ) receber a Portuguesa.

Para finalizar a maratona antes da Copa do Mundo, o Cruzmaltino ainda deixa o Rio para visitar o Boa Esporte, em Varginha (MG).

Justamente por conta desta cansativa sequência, a comissão técnica deu dois dias de folga para o elenco, que se reapresenta na manhã desta terça-feira, em São Januário, para os treinamentos em período integral.

Treinador da equipe, Adilson Batista ressaltou a importância de se ter esta última semana "cheia".

"Vai ser importante para reforçar o aspecto físico, porque vai ser a última assim antes da parada para a Copa. Será bom trabalhar em cima disso para suportar esses jogos até o dia 3 de junho. Vamos poder melhorar algumas situações, que entendemos ser necessárias, para ficarmos entre os primeiros até a partida contra o Boa Esporte", disse.

Um dos jovens do grupo, o zagueiro Luan ressaltou a importância do descanso nestas semanas.

"A gente se cansa bastante com as viagens e já temos um jogo difícil contra o Náutico. Então, temos que descansar bem para chegar em dia com a preparação física", disse à Rádio Tupi.

A quilometragem do Vasco poderá aumentar ainda mais, já que o clube ainda aguarda a definição das datas das partidas válidas pela terceira fase da Copa do Brasil, quando a equipe enfrentará a Ponte Preta.

O Cruzmaltino também tem sido sondado por outros estados para mandar o jogo diante da Portuguesa, inicialmente marcado para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

Confira abaixo a maratona de viagens:
17/5 - Náutico x Vasco (Arena Pernambuco) – Rio de Janeiro (RJ) ---> Recife (PE) – 2.305 km

20/5 - Vasco x Sampaio Corrêa (Arena da Amazônia) – Recife (PE) ---> Manaus (AM) – 4.611 km

Retorno: Manaus (AM) ---> Rio de Janeiro (RJ) – 4.233 km

24/5 - Joinville x Vasco (Arena Joinville) – Rio de Janeiro (RJ) ---> Joinville (SC) – 957 km

Retorno: Joinville (SC) ---> Rio de Janeiro (RJ) – 957 km

27/5 - Bragantino x Vasco (Estádio Nabi Abi Chedid) – Rio de Janeiro (RJ) ---> Bragança Paulista (SP) - 450 km

Retorno: Bragança Paulista (SP) ---> Rio de Janeiro (RJ) – 450 km

31/5 - Vasco x Portuguesa (Estádio Raulino de Oliveira) – Rio de Janeiro (RJ) ---> Volta Redonda (RJ) – 127 km

Retorno: Volta Redonda (RJ) ---> Rio de Janeiro (RJ) – 127 km

3/6 - Boa Esporte x Vasco (Estádio Municipal de Varginha) – Rio de Janeiro (RJ) ---> Varginha (MG) – 387 km

Retorno: Varginha (MG) ---> Rio de Janeiro (RJ) – 387 km

Total: 10.275 km

Fonte: UOL