Dinamite, durante homenagem no Maracanã pelos 38 anos do gol do lençol: 'Eu nunca esqueci daquele gol'

Sexta-feira, 09/05/2014 - 22:40
comentário(s)

Roberto Dinamite marcou 702 gols com a camisa do Vasco. Só no Maracanã, foram 196 redes balançadas. Mas talvez nenhuma delas seja tão lembrada pelo torcedor vascaíno quanto o golaço contra o Botafogo, na Taça Guanabara de 1976. O jogo estava 1 a 1, aos 44 minutos do segundo tempo, quando Zanata cruzou da direita e Roberto, com classe, aplicou um chapéu no zagueiro Osmar Guarnelli e concluiu com um voleio para as redes, sem chances para o goleiro Wendell. O gol deu o título do primeiro turno ao Vasco e hoje (9) completa 38 anos.

Para comemorar o aniversário, o ex-atacante e atual presidente do clube voltou ao Maracanã, na tarde desta sexta-feira (9), para reviver os momentos daquele gol antológico, tão vivo na memória dos vascaínos e principalmente na do próprio artilheiro.

- Eu nunca esqueci daquele gol. Voltar ao Maracanã por conta disso é um orgulho e é umas das coisas que eu tenho consciência de que fiz bem. Foi um gol com muita qualidade e muita técnica e, depois desse gol, passou a me enxergar de forma diferente. Os gols que eu marquei aqui foram muito importantes e eu só tenho a agradecer a essa iniciativa do Maracanã. Porque não é só a minha história, existem outros grandes ídolos que também fizeram história e essa é a forma de manter viva a chama desse grande templo do futebol - declarou Dinamite com exclusividade ao site oficial.

O Presidente chegou ao Maracanã e deu autógrafos e tirou fotos com torcedores e turistas que visitavam o Maraca. Roberto também recebeu alunos de algumas escolas do Rio que faziam excursão ao estádio. Quem se emocionou na visita do craque foram os senhores e as senhoras da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), projeto da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ. Segundo a organização do evento, eles foram uma das motivações para trazer Roberto Dinamite ao Maraca. Tiana Simplício, uma das estudantes da UnATI, contou ao site oficial a emoção de voltar ao Maracanã e encontrar o grande ídolo.

- O Dinamite foi um astro do Vasco da Gama. Na década de 70, fui atleta do Vasco e nunca tinha conseguido tirar uma foto com ele e hoje pude realizar esse sonho - contou a vascaína, visivelmente emocionada com a presença do craque.

O momento mais emocionante do evento foi a volta de Roberto Dinamite ao gramado. Só ele foi permitido pisar na grama e ir até o gol à esquerda das cabines de rádio, onde Dinamite fazia história há 38 anos. Ele andou até a área e pediu para que lançassem a bola em seu peito, para repetir simbolicamente o gol eternizado nas paredes de concreto do estádio. Após 21 anos de aposentadoria, Dinamite voltou a balançar as redes e falou sobre a emoção de voltar ao Maracanã.

- É sempre especial voltar aqui. Vivi conquistas, vitórias e derrotas nesse gramado. Tudo que eu aprendi aqui dentro foi importante para eu melhorar na minha carreira como jogador de futebol. Para mim, o Maracanã continua vivo. Cada um de nós que viveu aqui, seja em equipe grandes ou pequenas, tem alguma alegria e é isso que eu vou levar. Eu olho para o Maracanã e lembro do passado, mas vejo um futuro muito lindo - contou o Presidente, segundo maior artilheiro da história do estádio.

Ao final, Dinamite assinou o painel que tinha a foto do momento do gol, artigo que vai entrar para a história, e ainda sorteou duas camisas para os torcedores que compareceram ao evento. A história do futebol se preserva nesses momentos, onde grandes ídolos revivem momentos ao lado de seus torcedores. Essa é a essência que o futebol jamais poderá perder.







Fonte: Site oficial do Vasco