Vasco já enfrentou o Treze em 4 oportunidades e não perdeu nenhum jogo

Quarta-feira, 30/04/2014 - 17:14
comentário(s)

A cidade de Campina Grande amanheceu nesta quarta-feira (30) com clima de Copa do Brasil. Torcedores de Treze e do Vasco saíram na ruas vestidos com a camisa do time do coração, já vivendo a expectativa do jogo programado para às 22h no estádio O Amigão.

O retrospecto entre os dois times é amplamente favorável ao clube carioca. Treze e Vasco já se enfrentaram 4 vezes sendo que em apenas duas competições oficiais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Vasco jamais perdeu uma partida para o Galo. Foram três vitórias e um único empate. Mas é justamente o primeiro duelo entre as duas equipes, a única que terminou empatada com placar de 1 a 1. A partida guarda um fato curioso sobre a história do futebol na Paraíba. O ano era 1960 e o jogo apenas um “amistoso festivo”. Mas que marcou a primeira e única vez que a Taça Jules Rimet (conquistada dois anos antes pela Seleção) visitou a cidade de Campina Grande.

O confronto foi realizado no dia 6 de novembro, numa época em que o Estádio Amigão, palco da partida desta noite inaugurado em 1975, nem mesmo existia. A partida, assim, foi realizada no Estádio Presidente Vargas, de propriedade do Galo da Borborema.

Como principal estrela do time, o Vasco contava com o zagueiro Bellini, o capitão da conquista da Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia. O amistoso, assim, tinha o objetivo de apresentar ao povo de Campina Grande o troféu que apenas em 1970 seria definitivamente conquistado pelo Brasil. E num tempo em que as excursões de clubes eram mais frequentes e o cuidado com a taça não era tão grande, Bellini levou com as próprias mãos a Jules Rimet ao estádio. Ele entrou com a taça no campo do Treze e a ergueu para que a torcida que lotava o estádio pudesse vê-la melhor, repetindo o gesto que tinha sido imortalizado em 1958, após a vitória final contra a Suécia, a seleção da casa naquele Mundial.

Os dois times voltaram a se enfrentar mais 3 vezes. Em 15 de novembro de 1975, feriado nacional, o Vasco venceu o Galo por 3 a 0. E em 1983, no Campeonato Brasileiro daquele ano, os únicos dois jogos oficiais entre as duas equipes até então. Vitórias vascaínas por 2 a 0 (em Campina Grande) e por 5 a 2 (no Rio de Janeiro).

No novo duelo, o Galo quer quebrar esse tabu de nunca ter vencido o Vasco na noite desta quarta-feira. O clima é de confiança entre jogadores e comissão técnica.

O técnico do Treze, Leandro Sena, praticamente definiu o time titular que vai entrar de primeira, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil . Os últimos acertos foram definidos no treino desta terça-feira, realizado no local do confronto.

Sena inicialmente realizou um treino tático e depois fez o chamado "coletivo apronto". Ao longo da tarde ele optou pelas entradas de Birungueta na lateral direita e Douglas na zaga. No setor de armação, Felipe Alemão começou como titular, mas depois cedeu o posto a Esquerdinha. E no ataque, a dupla Jailson e Jonatas Belusso foi mantida.

Este é um time diferente tanto do que venceu o Tombense na primeira fase da Copa do Brasil, como o que estreou com derrota no último sábado pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Leandro Sena não contará com o volante Leanderson, que foi expulso na vitória sobre o Tombense; nem poderá contar com o volante Charles Wagner, com o zagueiro Oliveira e com o recém-contratado meia Jean Carioca, porque todos estes já disputaram a primeira fase da Copa do Brasil. Assim o time que deve ir a campo tem Gilson, Birungueta, Negretti, Douglas e Fernandes; Sapé, Felipe Alemão, Douglas Packer e Clebson; Jailson e Jonatas Belusso.

Fonte: PB Agora