Grupo Vira Vasco, de Nelson Rocha, divulga manifesto

Sexta-feira, 25/04/2014 - 07:32
comentário(s)

MANIFESTO PELA URGENTE UNIDADE NO CAMPO DA MORAL, DA ÉTICA E DA HONRADEZ VASCAÍNA

O Movimento VIRA VASCO vem, de público, dirigir-se a todos os associados do Club de Regatas Vaco da Gama e, em particular aos sócios que, desde os cargos eletivos ou fora deles, desempenham um papel na condução da vida política e administrativa de nosso clube.

Vivemos um momento sem igual na história do Vasco. Na linguagem popular podemos dizer que estamos no fio da navalha. Nunca em nossa história estivemos diante de tantos riscos. Conjugam-se para isso crise financeira, incompetência administrativa, queda do futebol para a série “B” do Brasileirão e um conturbado processo eleitoral.

A crise da moralidade, da ética e da honradez é a expressão mais malvada da crise do Vasco. O império do “vale-tudo”, terreno por onde transita tão bem o ex-deputado e seu pequeno cortejo, contamina setores antes impensados:

1. Primeiro o escândalo do “Mensalão Vascaíno”, denúncia da existência de um esquema de compra de votos ocorrido em abril de 2013, cujas mensalidades seriam pagas com dinheiro de terceiros, noticiado pelo Globo Esporte.com e que, segundo o site, envolveria o ex-deputado e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, senhor Roberto Monteiro. Hoje, o “Mensalão Vascaíno” é alvo de investigação do Ministério Público e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

2. O senhor Roberto Monteiro, que é pré-candidato ao cargo de presidente do Vasco, também coordena a Comissão da Reforma do Estatuto do CRVG, num claro, absurdo conflito de interesses, contra o qual o Movimento VIRA VASCO, por meio de seu candidato Presidência, protocolou um requerimento, em dezembro do ano passado (até agora não respondido) reclamando a sua substituição.

3. Por fim, o maior dos ataques à moralidade, à ética e à honradez CRUZ-MALTINA. A última reunião da Junta Deliberativa, que dentre outros assuntos, segundo o Globo Esporte “praticamente definiu que os associados que entraram até 30 de abril de 2013 terão direito a voto”, tinha, entre seus cinco membros, dois (Roberto Monteiro e Eurico Miranda) que seriam, segundo o publicado no G1, beneficiários do esquema de compra de votos chamado “Mensalão Vascaíno”. Seria como atribuir às raposas o poder de definir quem toma conta do galinheiro.

Em face da crise de moralidade, de ética e de honradez instalada em São Januário, o Movimento VIRA VASCO conclama todos os associados que estejam ou não ocupando cargos eletivos, todas as correntes e personalidades vascaínas que não atravessaram a fronteira da vergonha, estabelecida em abril do ano passado, enfim, chama todos aqueles, que mantém imaculado o estandarte e o brasão do glorioso Vasco da Gama a unirem esforços em prol da reconstrução do VASCO.

Hoje, as rusgas pessoais e as pequenas coisas que se transformam em grandes diferenças por vaidade, soberba ou simplesmente por não serem discutidas não podem ser empecilhos para a unidade de todas as forças que queiram de volta o nosso verdadeiro VASCO. O Movimento VIRA VASCO está aberto para discussão sem pré-condições com todas as correntes e personalidades do VASCO que abracem o que acreditamos sejam os pontos principistas básicos que temos em comum, quais sejam:

1. A luta sem quartel contra o assim chamado "Mensalão Vascaíno” e toda forma de prática que sob o viço de extrair vantagens abandone os princípios da moralidade, da ética e da honradez. Princípios estes que representam a tradição luso-brasileira nos esportes e estão bem representados na “Resposta Histórica” de 1924.

2. A luta contra a volta ao passado e contra o continuísmo do presente, uma vez que ambos representam um retrocesso se considerarmos a história, a pujança e os horizontes do CRVG.

3. A luta pelo reerguimento do Club de Regatas Vasco da Gama, por uma gestão eficiente que faça de novo despertar do Gigante da Colina e traga o retorno das glórias no esporte, reconduzindo o Vasco ao pódio do cenário internacional do futebol, e ao papel de vanguarda entre os clubes na relação esporte-cidadania-justiça social.

Estamos convictos de que, com maior ou menor ênfase nesses pontos, muitos vascaínos autênticos desenvolveram sua busca para a conformação que melhor respondesse ao momento eleitoral, como alternativa à desfaçatez que se instalou no campo da moral, da ética, e da honra com o triste episódio do “Mensalão Vascaíno”.

Nesse sentido, de um lado, apoiado em dois Vice-Presidentes que romperam com a gestão Roberto Dinamite em meados de 2012 e em jovens executivos com desejo de participação e mudança, surgiu o Movimento VIRA VASCO e o lançamento da candidatura de Nelson Rocha à Presidência do VASCO. De outra parte, vários movimentos e personalidades vascaínas se articularam em torno da possível candidatura de Jorge Salgado – cuja expressividade é de notório conhecimento de todos os vascaínos – sem lograr êxito.

As articulações que passam ao largo do Movimento VIRA VASCO ainda que estejam no seu legítimo direito de continuar na busca por uma candidatura, não podem fazê-lo à revelia do tempo. O tempo urge que tenhamos um nome forte, unitário e reconhecidamente firme para enfrentar os desafios que estão colocados e os que estão por vir. E não se constrói uma candidatura da noite para o dia.

Dessa forma, o Movimento VIRA VASCO oferece a candidatura de Nelson Rocha, cujo destaque no pouco tempo de vida administrativa no VASCO à frente da pasta de finanças contribuiu decisivamente, em período de grande dificuldade, para que a gestão do VASCO tivesse reconhecimento para além das fronteiras de São Januário – a renomada Revista Econômica EXAME, deu o título de gestão mais eficiente dos clubes de futebol do Brasil, no ano de 2011, para o Club de Regatas vasco da Gama.

A candidatura de Nelson Rocha à Presidência do Club de Regatas Vasco da Gama está comprometida com a reconstrução do clube segundo suas mais caras tradições e com a competência e capacidade de realização. Comprometida com uma gestão profissional, ética, transparente, capaz de soerguer o Vasco da Gama fazendo-o retornar ao mais elevado patamar do desporto brasileiro e mundial.

Movimento VIRA VASCO
Abril/2014

Fonte: Vira Vasco


Declaração de Nelson Rocha, candidato à Presidência do Vasco, sobre o 25 de abril

Não poderia ser mais simbólico. No dia em que o mundo e o povo português comemoram o Dia da Liberdade, conquistada pelo glorioso movimento que ficou conhecido como Revolução dos Cravos - rebelião civil que derrubou a ditadura salazarista do Estado Novo - o Movimento VIRA VASCO lança o MANIFESTO PELA URGENTE UNIDADE NO CAMPO DA MORAL, DA ÉTICA E DA HONRADEZ VASCAÍNA, conclamando todos os vascaínos que se colocam contra o esquema denunciado de compra de votos, noticiado pela imprensa como Mensalão Vascaíno; contra a volta ao passado e contra o continuísmo do presente; e pelo reerguimento do Club de Regatas Vasco da Gama, por uma gestão eficiente que faça de novo despertar o Gigante da Colina e traga o retorno das glórias no esporte, reconduzindo o Vasco ao pódio do cenário internacional do futebol, e ao papel de vanguarda e protagonista entre os clubes do mundo, na relação esporte-cidadania-justiça social."

Fonte: Divulgação