Presença de integrantes de torcidas organizadas sem camisa dificulta o trabalho da polícia

Sábado, 05/04/2014 - 20:18
comentário(s)

A segurança será reforçada no novo Maracanã na primeira decisão entre Vasco e Flamengo no estádio que vai receber a final da Copa do Mundo. Mesmo com uma expectativa de público aquém da tradição do Clássico dos Milhões — são estimados 40 mil torcedores amanhã — o policiamento ficará atento ao confronto, sobretudo do lado de fora.

A presença de integrantes de organizadas sem camisa tem tornado o trabalho do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios ainda mais difícil. O comando do Gepe comunicou ao Ministério Público o fato, respaldado na decisão que proíbe a presença da Força Jovem do Vasco, punida pela Justiça por causa de brigas.

— Comuniquei sobre os torcedores sem camisa. Não posso impedir. Só quem está proibido — explicou o coronel João Fiorentini.

A promotora Glicia Pessanha, responsável pelo assunto no MP e procurada para falar do problema, não foi encontrada.

A missão de impedir os conflitos do lado de fora será de 50 policiais do Batalhão de Choque, com apoio de 250 do batalhão local. Na área interna, o Gepe terá 350 agentes acompanhados de seguranças do Maracanã. O desafio nas cadeiras é evitar provocações nas divisórias entre os setores, que separam as organizadas de cada torcida da área mista central. Na semifinal entre Vasco e Fluminense, houve discussão e correria no intervalo.

— Vamos botar mais gente ali — avisou Fiorentini.

O Gepe também fará a escolta das organizadas de seus tradicionais pontos de encontro na ida e na volta. O objetivo é evitar pancadarias no trajeto em pontos de encontro marcados na internet.

Além da Força Jovem, a Ira Jovem do Vasco também está proibida de comparecer aos jogos desse Estadual. Segundo o Gepe, as organizadas do Flamengo não estão cumprindo nenhum tipo de punição no momento, mas todas serão escoltadas.

—Teremos policiamento nos pontos conhecidos do Rio de Janeiro onde há confronto. A escolta vai acontecer a partir da saída desses torcedores até a chegada ao Maracanã. Após a partida, realizaremos a escolta até o local da concentração — informou João Fiorentini.

Enquanto a violência preocupa no entorno e na arquibancada e o baixo nível técnico impera no campo, os ingressos para o segundo jogo serão majorados: o mais barato passará de R$ 80 para R$ 100 — setores Norte e Sul.

Fonte: Extra Online