Vasco e Fluminense decidem vaga na decisão do Campeonato Estadual

Domingo, 30/03/2014 - 05:37
comentário(s)

Chegou o grande momento para Fluminense e Vasco mostrarem que aprenderam a lição, após as péssimas campanhas que os dois clubes fizeram no ano passado. Agora, uma nova história começa a ser escrita em 2014. E a oportunidade não poderia ser melhor. Após uma prévia emocionante no meio da semana, quando empataram por 1 a 1, tricolores e vascaínos voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, no Maracanã, e só um deles vai poder comemorar a classificação para a final do Campeonato Carioca. Por ter feito melhor campanha na Taça Guanabara, o Fluminense entra em campo com a vantagem do empate, mas o Vasco assegura a vaga com uma simples vitória. Quem avançar vai decidir o título contra o Flamengo, que superou a Cabofriense na semifinal deste sábado.

A disposição e o equilíbrio de forças mostradas pelos dois times na primeira partida sinalizam para um confronto emocionante, mas com estratégias bem definidas de cada lado. Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, diz que seus jogadores precisam esquecer o regulamento e só pensarem na vantagem nos minutos finais, se o jogo estiver empatado.

- O time tem de jogar com inteligência e saber explorar a vantagem na hora certa. Mas sempre buscando a vitória. É sempre melhor vencer - afirma o treinador.

Sua estratégia, no entanto, não será muito diferente da usada no primeiro jogo, e que tanto lhe agradou. Ele quer o Fluminense bem fechado, para suportar a pressão do Vasco, mas sem abrir mão de uma saída de bola rápida da defesa, com uma chegada eficiente no ataque para as conclusões de Walter e Fred.

- Acho que vai ser um jogo até mais pegado do que o de quinta-feira. Mas uma hora o Vasco vai ter que sair para o tudo ou nada, e aí as chances vão aparecer - raciocina Renato.

Em São Januário, os planos também estão sendo traçados milimetricamente. Se o empate beneficia o Fluminense, resta ao Vasco a alternativa de atacar, em busca da vitória. Satisfeito com a atuação do time nos dois jogos anteriores contra o Fluminense, o técnico Adílson Batista acredita que sua equipe pode impor um jogo agressivo, do ponto de vista ofensivo, mas também ao melhor estilo vascaíno - com raça e vibração.

O treinador vascaíno achou que faltou pouco para o time da Colina se impor completamente no primeiro jogo. Ele está confiante de que o esquema com três atacantes, com forte marcação na saída de bola do adversário, é a melhor estratégia para levar o Vasco à vitória. Adílson não esconde a satisfação com a significativa evolução da equipe em tão pouco tempo e em relação ao time do ano passado.

- Nossa equipe foi organizada, corajosa. Arriscamos com Luan e Rodrigo no mano a mano contra Fred e Walter. Mas tivemos posse de bola. Faltou um pouco de velocidade, mas temos tudo para chegar lá - diz.

O jogo ainda serve como um tira-teima. O Vasco que manter uma invencibilidade de 10 jogos sem perder para o Fluminense no Maracanã. Já os tricolores querem acabar com a escrita e comemorar a volta de um time, que à exceção de 2013, conquistou títulos importantes nos últimos anos.

Em campo, os torcedores terão a oportunidade de ver duelos interessantes. Um especialmente argentino: entre o talentoso tricolor Dario Conca, principal organizador da equipe, e o implacável marcador vascaíno Guiñazu. Não será o único. Principal reforço do ano, o ex-corintiano Douglas é o maior talento e referência do meio-campo do Vasco. Para contê-lo, o Fluminense contará com o vigor de Diguinho e Valencia - e de possivelmente Rafinha, que deverá substituir o titular Jean, suspenso.

No ataque, a disputa também promete. No tricolor, a dupla Walter e Fred já conquistou o coração da torcida. Fred, que já deixou sua marca no jogo de quinta-feira, não vê a hora de brilhar novamente e voltar a dar nova alegria aos torcedores. No Vasco, Edmílson, que já balançou as redes adversárias por 10 vezes na competição, quer agarrar a oportunidade de consolidar sua boa fase com um gol decisivo, capaz de levar o time à final do Campeonato Carioca. O clube ainda conta com o jovem Thalles de, 18 anos, grande esperança da torcida vascaína, e trunfo que Adílson Batista guarda com carinho para o momento certo da partida.

Por todos os ingredientes é de se esperar um público melhor do que os 12.715 presentes ao primeiro jogo das semifinais no Maracanã. Desta vez, é para valer, e um dos dois times e sua torcida vão poder comemorar de forma merecida uma classificação disputada palmo a palmo, com muita entrega, dedicação e comprometimento dos dois lados.

O vencedor do clássico não só ganha o direito de disputar à final do Estadual como volta a viver uma espécie de lua de mel com sua torcida. Depois de tudo que aconteceu no ano passado, é um recomeço promissor que pode culminar com o prêmio maior, a conquista do título estadual. Mesmo esvaziado este ano, por uma série de motivos, ele não vai deixar de entrar na história do clube vencedor.

Portanto, não é pouca coisa que está em jogo. Até porque, quem perder não vai escapar das cobranças que podem ser bem duras para um ou para outro pelo acúmulo de erros do ano passado.

Como num jogo de xadrez, as estratégias estão traçadas e a hora é de mostrar talento e eficiência em busca do prêmio maior: a vitória.

Fonte: O Globo