Por causa de tumultos no último clássico, segurança de Vasco x Fluminense será reforçada

Quarta-feira, 26/03/2014 - 10:13
comentário(s)

O esquema de segurança dos dois jogos entre Fluminense e Vasco, pela semifinal do Campeonato Carioca, será finalizado nesta quarta-feira e vai ser reforçado. O comando do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) fará as últimas reuniões para fechar a logística das partidas da noite de quinta-feira e da tarde de domingo. O comandante do Gepe, tenente-coronel João Fiorentini, tem encontro marcado com líderes de organizadas dos dois clubes para definir locais e horários das escoltas até o Maracanã, palco dos clássicos decisivos.

A atenção sobre o jogo entre os rivais aumentou depois da partida do última dia 16, válida pela 14ª rodada da Taça Guanabara. Na ocasião, oito pessoas foram detidas, quatro tricolores e quatro cruz-maltinos, por se envolverem em brigas antes da partida nos arredores do estádio. Destes, três eram menores e foram conduzidos para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Os demais foram a julgamento no mesmo dia no Juizado Especial do Torcedor, localizado no Maracanã.

- Nesse episódio houve tentativa de confronto, que foi impedido pelo policiamento. Foram oito presos. Só o fato de tentarem brigar configura infração. Houve desacato a policiais, tentaram promover tumulto – disse Fiorentini, que negou que os torcedores tenham se enfrentado, versão diferente da informada no Maracanã no dia 16.

O Gepe terá 250 homens à disposição para as duas partidas. A maioria ficará dentro do estádio, mas o efetivo também vai auxiliar no monitoramento e escolta dos membros de organizadas. Além do Gepe, 100 policiais do 4º Batalhão de São Cristóvão estão escalados. O Batalhão de Choque, a polícia montada e a equipe de ações com cães também atuarão.

Segundo Fiorentini, na ocorrência do último dia 16 foram detidos membros das facções Jovem do Fluminense e Ira Jovem do Vasco. Por conta do episódio, os integrantes dessas organizadas estão proibidos de usarem uniforme até o fim do Carioca. É o que já ocorre com as torcidas organizadas Young Flu e Força Jovem do Vasco, que cumprem suspensão.

- As torcidas que criaram tumulto no último clássico jamais tinham se envolvido em qualquer episódio. Por isso estão suspensas até o fim do Carioca. Não pegaram seis meses em razão de serem primárias. A punição de seis meses da Young Flu termina no mês que vem, mas ao término eles terão de cumprir dez jogos. Trata-se de uma punição imposta pelo Gepe e pelo Ministério Público em razão de membros da torcida terem tentado invadir o vestiário do Fluminense em um jogo no Maracanã no fim do ano passado. Já a Força Jovem do Vasco está proibida também de frequentar eventos esportivos, em punição pela briga protagonizada em Joinville na última rodada do Brasileiro do ano passado. A punição termina no fim do ano.

Vasco e Fluminense abrem a semifinal nesta quinta, às 21h (de Brasília). O segundo jogo será no domingo, às 16h. Dono da segunda melhor campanha na Taça Guanabara, o Tricolor jogará por dois empates. Na outra semi, Flamengo e Cabofriense se enfrentam nesta quarta e no sábado. A vantagem dos dois empates é do Rubro-Negro, campeão da fase anterior.

Fonte: GloboEsporte.com