Líder do Vasco Dívida Zero comemora 10º débito quitado e pede mais apoio do clube

Quarta-feira, 26/03/2014 - 09:18
comentário(s)

Em maio de 2013, no fórum do site Netvasco, foi criado o Dívida Zero, que consiste em debitar todas as contas do Vasco junto à Fazenda Nacional através das dívidas ativas na União. O projeto vem crescendo e ganhando força. Em quase um ano, já foram pagos dez débitos do Cruz-Maltino. O programa não é vinculado ao clube e cada torcedor entra diretamente no site da Fazenda e imprime uma DARF de 20 reais, pagando pessoalmente o valor. Fernando Veiga, um dos líderes do projeto, conversou com exclusividade ao Jogada Ensaiada. Confira!

Atualmente, o projeto conta com 15.324 cadastrados no programa Dívida Zero, Fernando disse qual é meta que pretende alcançar e quantos participam ativamente todo mês.

– Nossa meta é atingir o maior número possível de vascaínos, se chegar a 2% da torcida vai ser ótimo. Estima-se em 15 milhões de torcedores, seriam 300 mil pagando 20 reais por mês. Hoje pouco mais de 500 torcedores pagam todos os meses – detalhou Fernando.

Segundo ele, a razão para um número baixo de pessoas que participam todo o mês pode ser explicada pelos resultados ruins do Gigante da Colina dentro de campo, principalmente com mais uma queda para a Série B.

– Muitos que começaram a pagar desistiram no meio do caminho por causa das decepções com o time e com os dirigentes. É difícil fazer as pessoas entenderem que tem que pensar no clube como um todo e não só por um momento – comentou.

O projeto vem crescendo, mas para os líderes ainda não é suficiente e precisa ser mais divulgado. O Dívida Zero age em parceria com o clube, mas quem paga todas as despesas são os próprios participantes.

– Hoje o que mais precisamos é de divulgação, tudo que fazemos para divulgar é pela internet mas não é suficiente, a maioria não tem computador ou não acessa as redes sociais, dependemos do clube para ajudar nessa divulgação. Faixas, panfletos, sorteio de camisas é tudo bancado por nós – disse Fernando.

Para ele, a lentidão na tomada de decisões no clube atrapalha ainda mais o andamento do processo.

– A relação é boa, mas demora a acontecer, no site oficial do clube foi colocado um link pro site da campanha, em 3 jogos do brasileiro de 2013 foi colocada a logomarca da campanha mas é muito pouco, já enviamos diversos pedidos de outras ações que o clube pode ajudar sem que eles tenham que gastar nada, mas até agora não deram respostas – afirmou.

Além da internet, o projeto atua também nos jogos em São Januário.

– Em todos os jogos fazemos panfletagem com um DARF impresso que o torcedor pode pagar sem precisar ir no site mas é um trabalho de formiguinha, demora para ter resultados.

Indagado sobre um novo projeto voltado para o Vasco, ou se ainda é cedo para pensar nisso por todo o trabalho mobilizado para o Dívida Zero, Fernando confidenciou.

– Muito cedo para pensar em outro projeto, o caminho é longo, mas sem duvida que vamos fazer outros projetos, só não sabemos o que. Mas tem outros projetos correndo paralelamente organizados por outros grupos de vascaínos que damos todo apoio, um deles é Enquanto houver um coração Infantil – comentou.

Para finalizar, Fernando Veiga deixou bem claro que o projeto não tem nenhuma participação com qualquer partido dentro de São Januário.

– Não temos relação política com o clube e nem fora dele, somos apartidários.

O valor total já pago pelo programa é de R$ 863.439,96. Além do site www.vascodividazero.com.br, às terças-feiras, no YouTube, há um programa falando sobre o Dívida Zero e notícias relacionadas ao Vasco da Gama.

Fonte: Jogada Ensaiada