Comissão que analisa adesões em massa espera finalizar relatório em 15 dias

Quinta-feira, 20/03/2014 - 10:04
comentário(s)

Os vascaínos seguem sem saber quando serão realizadas as eleições presidenciais do clube em 2014. Na última segunda-feira, a Junta Deliberativa, formada pelos principais poderes do clube, se reuniu e o encontro terminou sem grandes novidades. Foi solicitado, no entanto, um prazo para que a comissão de sindicância - responsável por investigar a entrada de três mil sócios em abril de 2013 no caso conhecido como "mensalão" - apresente o relatório final sobre o assunto. E a resposta já foi dada: a expectativa é que a conclusão seja entregue em 15 dias.

Ao todo, 3.026 novos sócios entraram para o quadro do clube em abril de 2013. Número muito superior à média de adesões mensais do Vasco. Diante do quadro, o atual presidente Roberto Dinamite criou, no fim do ano passado, uma comissão de sindicância para tratar do assunto. Desde então, o procedimento convoca de 500 em 500 associados para recadastramento no clube. A procura tem sido muito baixa, com apenas 10% dos convocados de fato comparecendo a São Januário. Alguns nem mesmo sabiam que haviam se filiado ao clube.

Muitos dos novos sócios têm as mensalidades pagas por grupos políticos do clube e a adesão suspeita de abril de 2013 aponta na direção das campanhas de dois dos candidatos de oposição - o ex-presidente Eurico Miranda e o ex-vereador e ex-líder de torcida Roberto Monteiro. Além deles, Nelson Rocha, ex-vice de finanças de Dinamite, e Tadeu Correia, candidato escolhido por conselheiros da situação, também serão candidatos nas próximas eleições.

Com a Assembleia Geral do clube ainda à espera do fim do trabalho da comissão de sindicância, a data das eleições permanece como uma das polêmicas no processo de sucessão presidencial de Roberto Dinamite. Há correntes que querem junho, outras, julho e agosto, mas também há aquelas que defendem a regularização do calendário eleitoral com a votação somente em novembro.

Fonte: GloboEsporte.com