Vasco e mais 9 clubes, dentre os 21 maiores do Brasil, não responderam e-mail com dúvidas comuns de torcedores

Sábado, 15/03/2014 - 10:26
comentário(s)

Nesta semana, o ESPN.com.br realizou pesquisa com 21 times brasileiros (os 20 da Série A mais o Vasco, da Série B) para ver quanto eles demoram para responder um simples e-mail com dúvidas comuns de um torcedor. O resultado foi que, 72 horas após o envio das mensagens, apenas oito equipes responderam. Após a publicação da reportagem, contudo, três clubes se justificaram.

Em contato com a ESPN, a assessoria do São Paulo, que não havia respondido a mensagem enviada via formulário no site oficial até esta sexta, disse que, "por um problema de TI [tecnologia da informação, e mensagem enviada caiu em nossa caixa da spam, e, por isso, foi vista e respondida com atraso".

O clube do Morumbi ainda ressaltou ter "compromisso sério com as mensagens dos torcedores" e assegurou que responde todos os e-mails enviados por meio do serviço "Fale Conosco" no site saopaulofc.net. Caso as mensagens caiam no spam, porém, a resposta pode demorar.

Já o Vitória, que não possui área para contato clube-torcedor em sua página de internet, usou as redes sociais para se explicar. Por meio do Twitter, a equipe baiana enviou a seguinte mensagem ao perfil da ESPN: "As perguntas [dos torcedores] são respondidas através das redes sociais. Estamos aqui prontos para tirar qualquer dúvida".

O Cruzeiro, por sua vez, mandou as respostas do e-mail enviado na terça, às 13h (horário de Brasília), uma hora e 53 minutos após a publicação da reportagem, às 10h desta sexta. O time respondeu às dúvidas de maneira satisfatória e informou telefones de contato para esclarecer outras questões.

As três perguntas feitas aos ouvidores ou assessores responsáveis foram baseadas em algumas das dúvidas mais comuns entre torcedores não-associados, segundo pesquisas. Foram elas:

1) Onde posso comprar ingressos para o jogo do meu time?
2) É possível assistir aos treinos do meu time no CT/estádio?
3) O que tenho que fazer para meu filho entrar junto com os jogadores na partida?

Não enviaram resposta, nem qualquer tipo de justificativa, os seguintes clubes: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Criciúma, Fluminense, Goiás, Sport e Vasco.

Veja qual foi o feedback atualizado dado pelos times via internet:

ATLÉTICO-MG
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: O site apresentou a seguinte mensagem de erro quando o formulário foi enviado: "Erro: Could not instantiate mail function"

ATLÉTICO-PR
Quando respondeu: Não respondeu

BAHIA
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: Não foi encontrada área de contato no site oficial da equipe (esporteclubebahia.com.br). A única maneira de contato é pelo site sociodobahia.com.br, para sócios do clube

BOTAFOGO
Quando respondeu: Não respondeu

CHAPECOENSE
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time catarinense não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas

CORINTHIANS
Quando respondeu: 30 minutos após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Sobre assistir o treino, não é possível, devido à reforma no CT Joaquim Grava. Para seu filho entrar em campo com os jogadores, é só nos avisar com 5 dias de antecedência para comunicarmos o pessoal da assessoria de imprensa"

CORITIBA
Quando respondeu: Quatro horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Todos os jogos com mando do Coxa (Couto Pereira) as vendas são feitas nas bilheterias do Estádio e se iniciam 72 horas antes de cada jogo; Visitas ao CT são exclusivas para sócios do Clube; Para ele ser mascotinho (entrar em campo com os jogadores), ele precisa ser sócio do Coxa"

CRICIÚMA
Quando respondeu: Não respondeu

CRUZEIRO
Quando respondeu: 71 horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "É possível, sim, assistir aos treinos do Cruzeiro, para isto, favor acessar o site do clube e agendar sua visita"

FIGUEIRENSE
Quando respondeu: 21 horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu duas dúvidas de maneira satisfatória, mas não respondeu se é possível assistir aos treinos da equipe
Trecho da resposta: "A venda de ingressos acontece nas bilheterias do estádio, Figueira Store Centro (Florianópolis), Pro Sport (Trindade). Porém, nas lojas é sempre bom consultar na véspera do jogo se elas realmente irão vender, pois muitas vezes por questões de feriados e horários podem acabar não vendendo"

FLAMENGO
Quando respondeu: Cinco horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Para a criança entrar em campo é necessário enviar e-mail ao Departamento Social do clube (flagavea@flamengo.com.br) e realizar a inscrição. Lembramos que a federação de futebol só permite a entrada de crianças com idades entre 4 e 12 anos. Lembramos, ainda, que as crianças devem usar o uniforme completo (short, camisa e meião)"

FLUMINENSE
Quando respondeu: Não respondeu

GOIÁS
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: O site apresentou mensagem de erro quando o formulário foi enviado

GRÊMIO
Quando respondeu: Uma hora após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "A criança e responsável devem ser sócios, criança com idade entre 5 e 11 anos. Inscrições iniciam sempre três dias antes da data do jogo sem contar o dia da partida pelo telefone 32193641"

INTERNACIONAL
Quando respondeu: Duas horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Confira os dias e horários de treinamentos do grupo de atletas do Internacional pelo site www.internacional.com.br, acessando no menu a opção "Notícias" >>> "Horários de treinamentos". Os treinos (abertos ou fechados) são definidos pela Comissão Técnica da equipe Profissional meia hora antes do início do mesmo"

PALMEIRAS
Quando respondeu: Quatro horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Nossos treinos não são abertos à torcida, mas provavelmente alguns serão no decorrer deste ano. Fique sempre atento às notícias, novidades e promoções do Verdão através de seu site e de suas contas nas redes sociais"

SANTOS
Quando respondeu: Uma hora após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Para solicitar o acesso do seu filho na condição de Mascote, nos jogos do Santos FC você deverá enviar um e-mail com a antecedência de 4 a 3 dias da partida para >> mascotes@santosfc.com.br. (A faixa etária permitida é de idade superior a 5 anos e inferior a 12 anos de idade). Deverá ser adquirido ingresso também para a criança"

SÃO PAULO
Quando respondeu: 71 horas após o envio da mensagem - a reportagem já havia sido publicada. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: "Todas as informações sobre ingressos para jogos com mando do São Paulo estão à disposição no nosso site oficial (www.saopaulofc.net). Na página inicial, há um link para a página do jogo, na qual constará o informativo. Outro caminho é acessar, no menu, o link 'Ingressos'"

SPORT
Quando respondeu: Não respondeu

VASCO
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time carioca não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas

VITÓRIA
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: As perguntas dos torcedore são respondidas apenas através das redes sociais. Não há área de contato no site oficial da equipe (ecvitoria.com.br)

Fonte: ESPN.com.br