Equipe de TV francesa vai ao Vasco filmar documentário e se encanta com São Januário

Sexta-feira, 21/02/2014 - 18:33
comentário(s)

São Januário recebeu na tarde da última quinta-feira (20/02) dois jornalistas da TV francesa "iTele". A dupla visitou as dependências do clube para gravar um capítulo de um documentário que será exibido na França alguns meses antes da Copa do Mundo de 2014, competição que começa no dia 12 de junho. A grande estrela da reportagem foi o presidente Roberto Dinamite.

A equipe do exterior se encantou com a beleza do caldeirão e também com a história do Club de Regatas Vasco da Gama. Os repórteres foram acompanhados por Martha Túlio, coordenadora executiva do departamento social e eventos do clube. A profissional contou para os visitantes um pouco sobre a gloriosa história do Gigante da Colina e acompanhou as filmagens.

Presidente e um dos maiores ídolos do clube, Dinamite falou sobre sua carreira, citou vários fatos históricos e exaltou a importância de São Januário para o futebol mundial.

O atual preparador de goleiros Carlos Germano também foi ouvido. O ex-goleiro falou de sua relação com o Vasco e citou a importância do mesmo para sua vida. O antigo camisa 1 também relembrou momentos marcantes de sua carreira e afirmou que o cruzmaltino é um clube diferente dos demais por sempre lutar contra as injustiças.

Colégio Vasco da Gama chamou atenção dos franceses

Outro que também foi entrevistado foi Tadeu Correia, atual vice-presidente infanto-juvenil. O dirigente apresentou o Colégio Vasco da Gama, destacando que o mesmo possui bons atletas do futebol amador. O também diretor do futebol feminino chegou a utilizar fundamentos matemáticos para justificar a importância das aulas para os jogadores e revelou detalhes de um projeto que vem sendo desenvolvido no mesmo.

- Falei sobre o projeto do Colégio Vasco da Gama para o Futebol Amador. Eles filmaram uma aula de matemática. Aproveitei a oportunidade para ir ao quadro e mostrar um exemplo da aplicação da matemática nas estratégias do futebol. Falei também sobre a importância do xadrez no desenvolvimento cognitivo e no entendimento das táticas dos diversos esportes. O projeto que estamos iniciando é baseado em minha tese de doutorado que versa sobre a proposta que defendi sobre um modelo de aprendizagem neuronal para desenvolver e revelar as altas habilidades (os talentos), quer seja de atletas ou de outras áreas. Para operacionalizar esse modelo de aprendizagem neural procurei formar uma equipe com experiência em trabalhar com alunos talentosos e desenvolve-los, motivo pelo qual procurei a professora Rosa M. Prista que é Ph. D. em neuropsicologia e especialista em altas habilidades. Estamos buscando demonstrar que a associação da educação e do esporte é possível, bem como de grande utilidade nos treinamentos esportivos - comentou Tadeu Correia ao site oficial.







Fonte: Site oficial do Vasco