Com 9,2% da preferência, Vasco é dono da 2ª maior torcida da Paraíba

Quarta-feira, 19/02/2014 - 10:12
comentário(s)

A Pesquisa da Vez: Estado da Paraíba – EXCLUSIVO

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Estado da Paraíba

Instituto: GPP

Amostra: 600 entrevistas na segunda quinzena de 2014

Margem de erro: 4 p.p

Confirma-se a máxima: na Paraíba quem manda são os times cariocas. Em nova incursão do Instituto GPP, 30 municípios do estado foram visitados e tiveram suas torcidas mapeadas. Goleada a favor dos clubes do Rio de Janeiro:



O Flamengo, com sempre, é hegemônico: detem quatro de cada dez torcedores paraibanos – ou precisamente 39,9%. Em segundo vem o Vasco, com 9,2%, sucedido pelo empate técnico entre Corinthians (5,5%) e São Paulo (5,1%). A partir daí surgem boas surpresas locais, como o Treze de Campina Grande (4,1%), maior torcida entre os clubes da Paraíba. Depois temos Palmeiras (3,2%) e Campinense (2,2%), outro representante da maior cidade do interior. Fluminense e Botafogo marcam 2%, enquanto o Botafogo da Paraíba atinge 1,4%.

A confortável situação dos cariocas é refletida no somatório de seus percentuais, que alcança 53,1% das preferências. Paulistas abocanham 13,9%, diferença relativamente pequena quando comparada à torcida pelos paraibanos (8,7%). Por sexo e faixa etária, clubes de São Paulo melhoram:



A escolha pelo Flamengo é majoritariamente feminina (42,6%), um dos poucos a apresentarem tal característica. Entre homens o Fla tem 36,8%, mas Vasco (14,7%), Corinthians (8,3%) e São Paulo (7,5%) melhoram bastante. Outro que cresce entre eles é o Botafogo (4%).

Por idade, percebe-se liderança rubro-negra cada vez maior: 47% daqueles entre 16 e 24 anos – faixa em que Corinthians (10%) e São Paulo (8,2%) ultrapassam o Vasco (7,3%). Treze, Fluminense e Botafogo são maiores entre pessoas acima de 60 anos.





Por instrução, a presença de flamenguistas (28,9%) e vascaínos (2,4%) diminui entre aqueles com nível universitário. Campinense (6,8%) e até mesmo Cruzeiro (4,9%) foram bem entre pessoas com mais estudo. O mesmo se verifica no tocante à renda, já que surpreendentemente o Campinense surge como segunda torcida mais rica da Paraíba (9,4%).

Um grande abraço e saudações!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com